Na manhã desta terça-feira (15), foi deflagrada a Operação Tropa do Messi visando o combate ao crime organizado especializado do tráfico de drogas nesta cidade de Rio Novo do Sul.
Foram cumpridos 11 mandados de prisões temporárias e 9 mandados de buscas e apreensões.
Na operação foi apreendida uma espingarda calibre 12 de fabricação caseira, usada pelo grupo para manter o domínio do tráfico.
A operação ocorreu simultaneamente nos Municípios da Serra/ES, onde foram presas duas pessoas, as quais eram os responsáveis por trazerem as drogas para as bocas-de-fumo que aqui dominavam.
Em Cachoeiro de Itapemirim/ES duas pessoas foram presas suspeitas da participação no referido tráfico de droga, enquanto que em Piúma/ES outras duas pessoas em cumprimento de mandados de prisão e por crime na prática de tortura, em face de uma família que pertencia à facção contrária aos dominantes e, depois agredirem, torturarem e cortarem à faca o cabelo de uma irmã de um integrante do grupo rival, fugiram para a cidade de Piúma/ES, onde foram presos.
Em Iconha/ES mais uma pessoa, indivíduo este que era taxista naquela cidade e fazia os carretos para a quadrilho entre os municípios supracitados.
Os crimes praticados pela quadrilha são tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A quadrilha, cujos chefes são oriundos da Grande Vitória, Municipio de Serra/ES, traziam a droga de lá e arrebanhavam integrantes para o grupo nas cidades citadas, a fim de organizarem a venda e distribuição de drogas nos pontos de domínio da quadrilha.
O objetivo principal da quadrilha era o comércio ilegal de drogas, com imposição da violência e do medo através das armas, mantendo o controle da região a pulso firme, tirando a paz social, trazendo à pacata cidade sensação de insegurança.
Com a desarticulação da quadrilha ligada ao PCC (Primeiro Comando da Capital) em outubro do ano passado, o grupo rival, que é ligada ao TCP (Terceiro Comando Puro) assumiu o controle da Comunidade do Santo Antônio (morro) e, com a presente operação conjunta, da qual participaram policiais civis das Delegacias de Serra, Cachoeiro, Piúma, Itapemirim, Iconha, Marataízes e desta Unidade Policial, policiais militares a 9a Cia. Ind., Policiais Penais e a equipe K9 da Guarda Civil Municipal de Marataízes/ES.
O Dr. Djalma Pereira Lemos, Delegado de Polícia titular da DP de Rio Novo do Sul/ES, disse que, “com a operação e a prisão dos chefes e demais integrantes do grupo, a cidade volta à tranquilidade, sendo garantido o direito de ir e vir dos cidadãos nas ruas e bairros, mostrando a força e a união dos policiais do Estado, os quais deixaram um recado bem claro a quem queira cometer crimes em Rio Novo do Sul/ES, sabendo que terão a imediata resposta das forças de Segurança, do Ministério Público e do Judiciário, sendo a cadeia o destino final”.


![[Sul do ES] PF deflagra série de operações de combate ao abuso sexual infantojuvenil](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/policia-federal-pornografia-infantil-350x250.jpg)
![[Cachoeiro] PF e CGU deflagram operação em combate a fraude em licitação na prefeitura de Itacaré](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/dgsd-1-350x250.jpg)
![[Itapemirim] PRF apreende drogas e prende duas pessoas na BR-101](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/sdgsd-10-350x250.jpg)



