A operação vai começar em 27 de dezembro e segue até o dia 6 de março
A Operação Verão vai contar com 4.056 policiais militares atuando em 70 dias nos principais balneários do Espírito Santo.
Segundo a Polícia Militar, a operação tem como objetivo proporcionar maior segurança para a população que venha a usufruir dos balneários capixabas, nas regiões da faixa litorânea ou de montanha, em suas diversas praias, rios, lagos e cachoeiras, com reforço do policiamento ostensivo e otimização no uso dos recursos disponíveis.
A operação vai começar em 27 de dezembro e segue até o dia 6 de março. Os detalhes sobre a ação foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (15).
Ainda de acordo com a PM, o modelo tradicional de operação no verão utilizava o deslocamento de efetivo do interior para o litoral, mas o novo modelo que será adotado na próxima temporada terá:
- Emprego dos soldados recém-formados
- Ampliação da presença policial com utilização de Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO)
- Incremento de escalas com ISEO nas regiões Noroeste e Serrana
Ao todo, de acordo com a corporação, haverá um investimento de R$ 6.099.345,41 para a operação.
Os locais de atuação dos policiais serão:
- Região Metropolitana: Vitória, Serra, Vila Velha e Guarapari
- Região Norte: Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz e Fundão
- Região Sul: Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma e Anchieta
- Região Noroeste: Mucurici
- Região Serrana: Iúna, Irupi, Ibitirama, Pequiá, Pedra Roxa e Santa Martha
As formas de atuação serão:
- Policiamento ostensivo a pé e motorizado
- Policiamento ostensivo montado e de bicicleta
- Cerco tático
- Atendimentos emergenciais
- Blitz de trânsito
- Operações de bloqueio
- Operações de abordagens
As delegacias regionais atuarão em turno de 24 horas, com reforço de policiais em regime de escala de serviço extra; as delegacias de Conceição da Barra, Piúma e Praia Grande atuarão em turno de 24h durante o ano novo, finais de semana e Carnaval; haverá posto de atendimento ao cidadão na Delegacia de Jacaraípe; terá intensificação de operações policiais especializadas; e os plantões periciais e serviços do Departamento Médico Legal (DML) serão reforçados.
O Corpo de Bombeiros será o responsável pela coordenação da operação de salvamento aquático, que terá reforço de 30 bombeiros militares e mais de 800 guarda-vidas civis atuando na orla de 13 municípios:
- Vitória
- Linhares
- Itapemirim
- Presidente Kennedy
- Marataízes
- Guarapari
- Anchieta
- Piúma
- Serra
- São Mateus
- Conceição da Barra
- Aracruz
- Fundão
Haverá reforço na fiscalização de trânsito, com foco na Lei Seca e repasse de 200 bafômetros portáteis para a Polícia Militar, com um investimento de R$ 1.879.800.
A operação vai contar também com campanhas e ações educativas. Os agentes de fiscalização e as servidoras da educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) participarão de operações integradas nos locais de grande circulação de veículos e pessoas.