Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Vitória ultrapassou os 100 pontos em junho e superou o brasileiro, que ficou em 97,3 pontos
Levantamento divulgado pela Fecomércio-ES com base nos dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Vitória (ES) atingiu nível de satisfação acima de 100 pontos no mês de junho de 2023. O índice da capital capixaba superou, inclusive, o brasileiro, que ficou em 97,3 pontos no mesmo mês.
Quando o indicador ultrapassa os 100 pontos, a ICF demonstra que as famílias estão mais satisfeitas com seu nível de consumo. Na análise da Federação, o indicador está no melhor nível dos últimos doze meses, e a melhoria nas percepções sobre o emprego e a renda atual influenciaram o resultado do índice de junho.
Essa é a segunda vez que o índice ultrapassa os cem pontos no ano, depois de ficar desde 2015 sem atingir esse patamar. Em Vitória, o indicador ficou em 100,8 pontos em junho – alta de 0,9% em relação ao mês anterior e de 38,0% em relação a junho de 2022.
Os fatores macroeconômicos que permitiram essa dinâmica no mês foram a perda de ritmo da inflação e a manutenção do crescimento do mercado de trabalho formal, segundo a análise da Fecomércio-ES. Vale ressaltar que a segurança no emprego atual influencia diretamente no desempenho das demais percepções.
Dos sete subíndices avaliados, cinco apresentaram variações positivas no mês de junho, quando comparado a maio, em Vitória: momento para duráveis (+2,1%), emprego atual (+2,0%), renda atual (+1,9%), perspectivas de consumo (+0,9%) e compra a prazo (+0,1%). Dois registraram queda no mesmo período: perspectivas profissionais (-0,6%) e nível de consumo atual (-0,3%). Em relação a junho do ano passado, todos os subíndices ainda obtiveram avanços.
Na análise da Federação, o conjunto de subíndices aponta a probabilidade do consumidor adquirir um produto ou serviço e, nesse caso, o resultado geral tem mostrado consumidores mais dispostos. Mas se por um lado a inflação e o mercado de trabalho formal estão favoráveis, por outro, os juros mais altos ainda é um fator limitante no momento de converter a intenção em compra efetiva.
Fecomércio-ES – A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.