Levantamento feito pela Real Time Big Data no Espírito Santo aponta que o candidato Renato Casagrande (PSB) mantém seis pontos percentuais de vantagem sobre o candidato Carlos Manato (PL) na disputa pela vitória do segundo turno para o governo do Estado, considerando apenas os votos válidos. Casagrande aparece com 53% das intenções de voto enquanto Manato tem 47%.
No limite da margem de erro, considerada em 3%, eles estariam tecnicamente empatados. A pesquisa foi encomendada pela TV Vitória em parceria com a Record TV.
Estimulada
Na versão estimulada da pesquisa, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Casagrande aparece com 48%, enquanto Manato tem 42% das intenções de voto. Dos entrevistados, 6% responderam que votarão em branco e outros 4% disseram que não sabem ou não responderam.
Os dados apurados pelo Big Data mostram que o atual governador está com melhor desempenho na faixa mais pobre da população, com renda de até dois salários mínimos. Nesse recorte da pesquisa, Casagrande tem 54% das intenções de voto contra 35 % de Manato.
Por sua vez, Manato vai melhor na classe com ganhos entre dois e cinco salários. 47% desse eleitorado prefere o candidato de oposição, enquanto o governador tem 43%.
Já para quem ganha acima de cinco salários há um empate entre os dois, que pontuaram 47%.
Ao todo, foram ouvidos 1.000 eleitores acima de 16 anos nos dias 11 e 12 de outubro. O nível de confiabilidade é de 95%. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. A pesquisa Real Time Big Data está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-05269/2022.
Fonte Folha Vitória