Na manhã desta segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb) de Cachoeiro-ES realizou, na praça Jerônimo Monteiro, um encontro com entidades que representam pessoas com deficiências, para avaliação sobre as obras de mobilidade e acessibilidade realizadas no local.
Na ocasião, pessoas com dificuldades de locomoção testaram as intervenções já concluídas pela Prefeitura e aprovaram a primeira etapa do projeto, que inclui a criação de vagas de estacionamento em formato 45 graus com espaços devidamente demarcados para pessoas com deficiência, rampas de acessibilidade e piso podotátil.
Eduardo de Oliveira Silva, representante do projeto Mova.se e membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdpede), afirmou que o encontro foi importante para que o público-alvo das mudanças contribua com sugestões para o projeto de mobilidade.
“Viemos prestigiar a primeira etapa das obras de acessibilidade na praça Jerônimo Monteiro, que beneficiará não só os cadeirantes, mas todas as pessoas com dificuldades de locomoção. Nossa primeira impressão é que a obra atende a quem precisa. Agradecemos à Prefeitura, à população, aos comerciantes e a todas as pessoas que estão conosco nessa luta”, afirmou.
“Nosso objetivo é, principalmente, tornar a região central de Cachoeiro mais acessível às pessoas com dificuldades de locomoção, para que elas possam transitar com mais segurança pelas vias públicas. O projeto abarca diversas outras intervenções que serão executadas, gradualmente, modernizando a área central em conformidade com a legislação que versa sobre acessibilidade e mobilidade, e trazendo, também, mais segurança no trânsito e valorização para o comércio local”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.
Obras serão executadas em etapas
Além das intervenções já concluídas na praça Jerônimo Monteiro, também estão previstas, para os próximos meses, a implantação do primeiro trecho do circuito cicloviário da área central; alargamento de passeio; deslocamento, modernização e ampliação do ponto de ônibus da praça; atualização da sinalização viária; e implantação do primeiro circuito totalmente acessível da cidade.
Aprovado pelo Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM), o projeto busca promover o reordenamento do espaço público dos eixos que concentram comércio e serviços conforme demanda a Política Nacional de Mobilidade Urbana, priorizando o acesso do espaço público por toda a população, valorizando e requalificando a área central da cidade. Todas as intervenções estão previstas no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que foi construído e pactuado com a sociedade civil e integram o novo Plano Diretor Municipal.