A LF Ambiental LTDA, contratada por R$ 240 mil pela Prefeitura de Itapemirim para realizar a limpeza da Lagoa Guannandy (Sete Pontas), abandonou o serviço, que deveria ser executado em 30 dias. Com isso, a Prefeitura não só notificou a empresa como também deu início a uma força-tarefa para realizar a limpeza do local, de forma paliativa.
Localizada na comunidade do Gomes, a lagoa está infestada de vegetação macrófita, nativa da região, mas que causa muito desconforto aos turistas e demais usuários daquele ambiente. A intenção da Prefeitura é de melhorar o local para receber os turistas durante o verão.
Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, como a remoção da vegetação macrófita exige maquinário específico e mão-de-obra qualificada, e não houve segundo colocado no certame ganho pela LF Ambiental, o município deverá realizar um novo processo licitatório para a realização do serviço. A área total a ser limpa é de 695 mil m².
Força-Tarefa
Os trabalhos realizados pela Prefeitura no local estão a cargo de uma força-tarefa que inclui as secretarias municipais de Meio Ambiente; Regional; de Pesca; e de Serviços Públicos, além da Defesa Civil e do auxílio de moradores, que estão limpando a área de banho.
“Os pontos que forem possíveis de limpar sem os maquinários, nós iremos fazer. As equipes estão empenhadas e se dedicando ao máximo para cuidar da nossa Lagoa Guannandy”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Kamila Ladeira.