Na segunda-feira (12), durante atendimento de denúncia anônima na zona rural de Alegre, no Sul do Estado, policiais militares da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental verificaram no quintal de um cidadão que mora nas proximidades do local da denúncia a existência de cápsulas de munições, aparentemente de revólver.
Ao indagar o proprietário se possuía armamento, este respondeu positivamente, dizendo ter um revólver calibre 38, e se prontificou a apanhá-lo no interior da residência para apresentar aos policiais, juntamente com seis munições intactas.
Indagado sobre o certificado de propriedade ou documento para o porte do armamento, o cidadão informou que não o possuía, razão pela qual lhe foi dada voz de prisão pelo crime previsto no artigo 12 da Lei 10826/2003 – Estatuto do Desarmamento.
Na residência também foram encontrados dois pássaros silvestres sem registro perante o órgão competente.
No município de Linhares foram apreendidos 2.400 metros lineares de rede de emalhar armadas de forma irregular na Lagoa da Lasa.
Ainda nesta segunda-feira, no distrito de Vargem Alegre, em Barra de São Francisco, foram apreendidos 12 coleiros e 15 gaiolas durante operação “asas livres”.
O detido e os materiais apreendidos nas ocorrências foram encaminhados ao plantão policial local.