A edição 2022 do ranking das melhores cidades do Brasil apurado pelo anuário da Revista IstoÉ trouxe boas novas para a população de Presidente Kennedy. O município ficou em primeiro lugar entre os municípios de pequeno porte nos quesitos “Saúde Educação” e na 11ª colocação em “Recuperação da Autoestima”, numa pesquisa que envolveu 5.570 cidades do país.
A avaliação feita em 2021 pela IstoÉ (Editora Três), em parceria com a Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating, teceu um retrato do Brasil nos pilares afetados diretamente pelas políticas públicas – Fiscal, Econômica, Social e Digital -, trazendo ainda em suas páginas as cidades campeãs gerais de grande, médio e pequeno porte.

Para o prefeito Dorlei Fontão da Cruz, o desenvolvimento em Presidente Kennedy é a prioridade desde que assumiu. “Precisamos transformar esse município e é nisso que estamos trabalhando. Investimos em infraestrutura, criamos lei de incentivo fiscal, tudo para atrair grandes empreendimentos para Presidente Kennedy e assim desenvolver essa cidade que tem um potencial enorme”, diz ele à IstoÉ.
Saúde e Educação
O prefeito revela que sempre foi ligado à área da Saúde, mesmo na época em que era vereador, dando atenção especial para tal segmento. “No Nosso Pronto Atendimento, por exemplo, temos uma equipe de médicos preparada 24 horas para atender a população. Na maioria das Unidades Básicas de Saúde, espalhadas pelo interior, também temos médico”.
Já na área da Educação, o prefeito diz que, desde que assumiu, a administração já conseguiu entregar uma escola nova que está servindo como referência para outros municípios e uma creche que possui capacidade para receber 300 alunos.
Além disso, completa o prefeito, só em 2021 foram revitalizadas 15 escolas municipais, além das que estão em projeto de reforma. “Também é importante destacar nosso investimento no ensino superior, por meio do Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior e Técnico, que contempla a formação de jovens moradores do nosso município com bolsas para cursos até o doutorado, caso queiram”, conclui.
Pandemia e petróleo
Dorley explicou ainda que graças ao trabalho de toda equipe conseguiu enfrentar a pandemia e que, apesar de todos os percalços, também conseguiu avançar nas obras e projetos mesmo nesse período, o que fez com que a receita não caísse.
Sobre os recursos do petróleo o prefeito é taxativo: “temos plena convicção que o dinheiro público não é nosso, é do povo e é para o povo. Por isso toda verba do município é muito bem pensada e distribuída. Temos nossas prioridades, mas procuramos investir em todas as áreas, seja Saúde, Educação, Infraestrutura, Agricultura e nas demais também”, disse.
COMO AS CIDADES FORAM CLASSIFICADAS
A Editora Três e a Austin Rating firmaram parceria com o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento sócio econômico nos 5.565 municípios brasileiros. Para atingir tal objetivo, a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.
Segundo a editoria da IstoÉ, a análise dos 281 indicadores ocorreu de forma quantitativa e qualitativa. O desempenho dos municípios foi pontuado tanto pela condição do indicador em um único momento – a exemplo de uma fotografia -, quanto pelo desempenho da evolução desse indicador no tempo (como em um filme que conta sua história).
No cálculo do IISD, há 37 indicadores chamados de determinantes em virtude de sua representatividade nos grupos. Sua pontuação é somada após aplicação de sua ponderação. Já os demais 244 indicadores são chamados de condicionantes e sua pontuação é somada integralmente. A pontuação dos municípios ocorreu de forma decrescente e conforme a posição em cada indicador.
As informações dos 281 indicadores para os 5.565 municípios foram extraídas de fontes primárias públicas, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.
PRESIDENTE KENNEDY
Localizada no extremo sul do Estado do Espírito Santo e com população estimada em 2020 pelo IBGE em 12 mil habitantes – hoje passa de 13 mil -, Presidente Kennedy é uma das cidades menos populosas do Estado, porém com o maior PIB per capita do País (R$ 583.171,85), em grande parte devido às explorações em alto-mar.
Fonte: Anuário 2022 das Melhores Cidades do Brasil da Revista IstoÉ



![[Marataízes] Município recebe selo “Sala Diamante” pelo bom atendimento ao empreendedor](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/4eda7581-d3d8-472a-8b08-27e5d6a0d07f-350x250.jpg)
![[Muniz Freire] Caixa libera Saque Calamidade para atingidos pelos temporais de novembro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6f8e5e42-a2a2-455d-bc79-3f3442e8b414-350x250.jpg)



