Após inúmeras denúncias recebidas, ontem, quinta-feira (11), sobre aumento antecipado dos preços dos combustíveis em Cachoeiro de Itapemirim-ES, a equipe do Procon municipal visitou 42 postos do município, a fim de averiguá-las.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, todos os postos foram notificados para que se abstivessem de aumentar os preços na véspera desta sexta-feira (11), data de liberação do reajuste pela Petrobras.
Nos casos em que a antecipação foi verificada, o órgão apura se o comerciante adquiriu o produto antecipadamente com o valor já modificado ou não. Se constatada irregularidade, o comerciante poderá ser autuado.
O Procon esclarece que não existe tabelamento para precificação dos combustíveis no Brasil. Cabe ao consumidor realizar a sua pesquisa e escolher o estabelecimento que comercialize o produto com o preço mais barato.
Para ajudar os consumidores, o Procon de Cachoeiro realiza pesquisa quinzenal de preços feita junto aos postos e a publica na página www.cachoeiro.es.gov.br/procon.