A estiagem continua causando muito prejuízo aos produtores rurais do Sul do Espírito Santo. Em Presidente Kennedy, por exemplo, dados da prefeitura apontam que a produção leiteira do município teve uma redução de 900 mil litros entre os meses de abril e agosto, se comparado ao ano de 2021. O número representa um prejuízo para o produtor de mais de R$ 2,7 milhões.
As culturas de abacaxi, cana-de-açúcar, mandioca e milho, que são atualmente os principais cultivos no município, também apresentaram queda de 40% na produção. Mais de 120 solicitações de abertura de poços para suprir as necessidades de abastecimentos de água nas propriedades rurais foram feitas.
Para minimizar os prejuízos no campo, a Prefeitura de Presidente Kennedy está desenvolvendo programas de incentivos aos produtores rurais, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Num desses programas, o município distribui mensalmente a ração farelada para cerca de 300 produtores de leite.
Além disso, também oferta o maquinário disponível para construção de caixas secas, que armazenam água da chuva e realiza a abertura e a limpeza de bebedouros para animais. Nesse programa, são aproximadamente 500 atendimentos mensais.
Ainda para osprodutores de leite, a prefeitura vem disponibilizando há mais de 90 dias dez caminhões para transportar cana-de-açúcar, para complementar a alimentação dos animais. Até agora, mais de 150 produtores foram atendidos com cerca de oitocentas toneladas de cana.
Apesar de todo apoio, houve queda na produtividade agrícola no município. O período de estiagem já ocorre desde o início do mês de maio, com a última chuva significativa no mês de março.