Os deputados estaduais do Espírito Santo vão analisar matéria do governo que cria o Programa de Incentivo à Formação Contínua do Magistério. A medida visa valorizar financeiramente o professor efetivo ou temporário, da educação profissional ou tecnológica, que esteja em exercício de acordo com qualificação individual e coletiva. O impacto financeiro anual estimado é de R$ 212.476.253,30.
Segundo o Projeto de Lei Complementar (PLC) 41/2023, o Programa de Incentivo à Formação Contínua dos Profissionais do Quadro do Magistério Público Estadual e à Melhoria da Qualidade do Ensino e dos Resultados de Aprendizagem contemplará quem atua nas escolas, órgãos regionais, na unidade central da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e Conselho Estadual de Educação.
Com início previsto para 2023, a iniciativa vai remunerar o professor anualmente em até 2,5 vezes o valor do vencimento, tendo agosto como base de cálculo. O pagamento será feito até dezembro e segue o desempenho alcançado nos quesitos formação profissional e qualidade do ensino – este medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ES (Idebes).
Cada diretriz terá peso de 50% no valor total, sendo a primeira apurada no ano corrente e a segunda levando-se em consideração o resultado do Idebes no ano anterior e das metas de cada Superintendência Regional de Educação (SRE) do ano em questão.
O texto deixa claro que o recurso a ser recebido não poderá ser incorporado ao salário do servidor e que o pagamento das vantagens guarda relação direta com a saúde orçamentária do Estado. Aspectos da virtual lei não especificados serão detalhados em decreto estadual.



![[Itapemirim] Programa Saúde em Movimento chega a novas localidades do município](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Itapemirim-onibus-saude-em-movimento-350x250.jpg)
![[Estado] Governo anuncia R$ 6,7 milhões para o Carnaval Capixaba e assina Termo de Fomento com a LIESGE](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/dgdgssd-350x250.jpg)



