Nesta quinta-feira, dia 18, é comemorado o Dia Nacional do Estagiário, uma oportunidade de aliar aprendizagem e prática que se consolidou para milhares de profissionais como porta de entrada para o mundo do trabalho. Concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, a BRK conta em seu quadro, atualmente, com 13 profissionais que começaram a sua trajetória no Programa de Estágio da empresa.
São profissionais que, após o estágio foram contratados, assumindo posições como assistentes, analistas, técnicos e supervisão em diversas áreas da empresa. Aproveitando a data, alguns deles compartilham dicas com estudantes que desejam obter êxito naquela que irá se transformar na primeira experiência profissional.
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Leonardo Oliveira de Almeida, 24 anos, foi contratado pela BRK em 2019 como analista de Tecnologia da Informação durante o período do estágio. Ele atribui como fatores para a sua contratação, a dedicação, atenção e o empenho nas atividades durante o estágio. “Somam também para a contratação o interesse em buscar mais aprendizado e trazer conhecimento técnico para a área, além de fazer parte e evoluir junto com o time”, afirma Leonardo.
Após estagiar por um ano na BRK e se formar em Engenharia Civil em 2019, Grasiele Ramos Egidio Valiate, 26 anos, foi efetivada como Analista de Projetos e Controle de Obras em 2021. “Pode parecer clichê, mas a dedicação, a perseverança e a vontade em adquirir novos conhecimentos são fundamentais. Quem deseja estagiar numa empresa não precisa saber tudo, é claro, pois está ali para aprender, mas precisa estar aberto aos aprendizados repassados pelos líderes e colegas de profissão. Estar aberto a novidades, aos feedbacks e gerar valor à equipe, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal.
Oportunidade para atrair e desenvolver
Supervisora de Recursos Humanos da BRK, Adriana Altoé Pigatti ressalta que os programas de estágio estão sendo aprimorados para desenvolver e destacar potencialidades. “Para a concessionária, o Programa de Estágio é uma oportunidade de atrair, desenvolver e reter pessoas, manter um ambiente mais diverso, com profissionais que possam se desenvolver e agregar valor às atividades e aos desafios crescentes do saneamento básico”, disse.
A empresa, segundo ela, busca pessoas que tenham vontade de transformar, colaborar, que se adaptam com agilidade e estão comprometidas em gerar resultados para a sociedade como um todo.
Estudante do curso de Segurança do Trabalho, Maria Eduarda de Oliveira, 21 anos, é estagiária de Segurança do Trabalho na BRK e ingressou no Programa de Estágio em dezembro de 2021. “Tenho aprendido a trabalhar em equipe, colocado em prática o que estudo e tenho me desenvolvido além do que eu pretendia. A gente precisa observar tudo, perguntar, ser proativo e demonstrar interesse em aprender e contribuir”, afirmou.
Perfil do novo estagiário
O perfil dos novos estagiários também vem chamando a atenção das empresas. “Eles estão chegando mais questionadores, curiosos e com uma capacidade tecnológica incrível, aspectos fundamentais para o setor de saneamento básico e que estão alinhados ao propósito da BRK: Transformar a vida das pessoas, levando o saneamento para muito além do básico”, destacou a supervisora de Recursos Humanos da BRK.
Adriana Altoé Pigatti ressalta, ainda, que para o sucesso na carreira profissional há muitos fatores envolvidos, sendo, um deles, o autoconhecimento. “É importante que os profissionais estimulem a própria auto-observação para conhecerem suas reações e potencialidades nos diversos cenários que possam encontrar. Além da proatividade e da autonomia, para identificar solução dos problemas, gerando resultados positivos e transformação”.
Dentro do Programa de Estágio da BRK, desenvolvido anualmente e que é divulgado no site e nas redes sociais da empresa, os estagiários têm a oportunidade de atuar com autonomia ao lado de líderes que acompanham suas atividades do dia a dia. São realizadas capacitações e curadorias de conteúdos atuais, além de workshops e desenvolvimento de um projeto aplicado ao negócio. “Ao mesmo tempo em que ganha experiência, o estudante contribui com a empresa, projetando o seu futuro e a sua carreira”, finaliza a Supervisora de Recursos Humanos da BRK.
Regras de ouro no estágio
- – Crie conexões positivas.
- – Esteja disposto a ajudar.
- – Fique informado.
- – Não tenha medo de errar.
- – Seja proativo.
- – Respeite as diferenças.
- – Provoque conversas com a sua liderança.