A história da Paróquia Nossa Senhora do Amparo se confunde com a história da própria cidade de Itapemirim e confirma a presença da fé católica no sul do Espírito Santo. Na última sexta-feira, 30 agosto, os fiéis deram início às comemorações dos 200 anos das festividades da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, com uma novena festiva que segue até o dia 7 de setembro.
No dia de Nossa Senhora do Amparo, 8 de setembro, que é também padroeira de Itapemirim, a festa começa às 17h00, com Ofício de Nossa Senhora na Igreja Matriz, que fica na Vila de Itapemirim. A origem da devoção a Nossa Senhora do Amparo reporta ao ano de 1625, quando uma Igreja dedicada a ela foi fundada pelos missionários jesuítas, nos Montes Castelos – atualmente região do Caxixe, próxima à Fazenda do Centro, no município de Castelo. Em 12 de novembro de 1710, foi elevada à Igreja Matriz da Paróquia dos Montes do Castelo, sob a nomeação de Nossa Senhora do Amparo.
Em 1765, devido à insegurança por ataques indígenas e devido à fome na região, os habitantes migraram a Igreja para o Sítio Itapemirim, levando as Imagens de Nossa Senhora do Amparo, a Pia Batismal, o sino e outros paramentos, edificando ali o primeiro templo. Um segundo templo foi erguido no centro de Itapemirim, do qual ainda existem ruínas.
A Paróquia Nossa Senhora do Amparo foi criada por ato diocesano de Dom Antônio Malheiros Reimão, 6.º Bispo do Rio de Janeiro, em março de 1769. E a atual e belíssima Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, terceiro templo dessa Paróquia, foi inaugurada em 15 de setembro de 1855.
Em 2019, celebrando 250 anos da criação da Paróquia, a imagem de Nossa Senhora do Amparo peregrinou nas comunidades dessa Paróquia, bem como foi realizada a primeira edição do Caminho do Amparo, com fiéis percorrendo 100 quilômetros a pé entre Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim, relembrando o caminho percorrido em 1765.
Segundo o pároco, frei Cleber Abel dos Santos, OFM.Cap, que recentemente assumiu a paróquia. “É uma grande alegria fazer parte dessa festa histórica. São 200 anos de história da festa e, no próximo ano (2025), celebraremos 400 anos da imagem de Nossa Senhora do Amparo. E os franciscanos, de modo especial os capuchinhos, fazem parte dessa história. O terceiro templo dedicado a Nossa Senhora do Amparo, foi construído por um religioso capuchinho”, observa frei Cleber.
A Celebração Solene, ocorrerá após a procissão com a imagem pelas ruas da cidade, às 18 horas. A Eucaristia será presidida pelo Vigário Episcopal para Comunicação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, padre José Carlos Ferreira da Silva. Ao final da celebração, haverá cantina e Show Nacional com Ramon e Rafael na Praça Domingos José Martins.
Programação:
02 de Setembro (Segunda-feira)
18h – Ofício de Nossa Senhora
19h – Santa Missa presidida por Mons. Dalton Meneses Penedo, Colaborador Pastoral da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Rio Novo do Sul. A celebração religiosa será na Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim.
03 de Setembro (Terça-feira)
18h – Ofício de Nossa Senhora
19h – Santa Missa presidida por frei Luiz Fernando Turque Duarte OFM. Cap, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Itapemirim. A celebração religiosa será na Matriz Nossa Senhora do Amparo.
04 de Setembro (Quarta-feira)
18h – Ofício de Nossa Senhora
19h – Santa Missa presidida por Pe. Joselito Ramalho Nogueira, pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Rio Novo do Sul. A celebração religiosa será na Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim.
05 de Setembro (Quinta-feira)
18h – Ofício de Nossa Senhora
19h – Santa Missa presidida por Pe. Paulo Finkler SJ, pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Iconha. A celebração religiosa será na Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim.
06 de Setembro (Sexta-feira)
18h – Ofício de Nossa Senhora
19h – Santa Missa presidida por Pe. Antônio Marcos Moura, pároco da Paróquia Santíssima Trindade, em Marataízes. A celebração religiosa será na Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim.
07 de Setembro (Sábado)
17h – Ofício de Nossa Senhora
18h – Santa Missa presidida por Frei Luiz Carlos OFM. Cap, Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, Itambacurí – MG. A celebração religiosa será na Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim.
20h – Cantina e sorteio beneficente
08 de Setembro (Domingo)
17h – Ofício de Nossa Senhora
18h – Procissão com a imagem pelas ruas da cidade seguida de Santa Missa. A Celebração Religiosa será presidida por padre José Carlos Ferreira da Silva, pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim e Vigário Episcopal para Comunicação.
20h – Cantina e Show Nacional com Ramon e Rafael na Praça Domingos José Martins (em frente à Igreja Matriz).
Fonte: Diocese de Cachoeiro