O Projeto “Cuidar de quem cuida”, promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Vitória, consistiu em uma estratégia de caráter emergencial e excepcional de promoção e prevenção à saúde dos servidores da Secretaria da Saúde (Sesa), diante do cenário de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).
Durante três meses foram realizados 225 atendimentos multiprofissionais, como acupuntura, homeopatia e psiquiatria, de forma presencial, seguindo um protocolo de segurança para preservar a saúde dos servidores e pacientes. As consultas foram realizadas no Centro Regional de Especialidades Metropolitano, em Jardim América, Cariacica.
De acordo com a superintendente Regional de Saúde de Vitória, Roberta Goltara Coelho, o atendimento em acupuntura foi o mais procurado, representando 72,13% do total de atendimentos realizados. Em seguida, o atendimento em homeopatia, com 37,70%. Esses serviços compõem as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Ofertamos, desde o ano 2000, um serviço estadual de PICs que foi pioneiro nessa área no País. Atualmente, temos atendimento em acupuntura, homeopatia, do-in, hipnoterapia e fitoterapia. São dez médicos especialistas nessas áreas, que atendem pacientes provenientes de todos os municípios do Estado. O serviço está aberto para os servidores e toda a população, durante e pós-pandemia”, informou Roberta Goltara.
Também foram ofertados teleatendimento em psicologia, em parceria com os núcleos de Serviço de Medicina do Trabalho e Serviço Social, e com o Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
“O cenário de emergência sanitária tem sido altamente estressor, tanto para a população geral quanto particularmente para os profissionais da saúde. O cuidado à saúde mental é imprescindível”, pontuou a superintendente Regional de Saúde.
Para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), foram promovidas webpalestras, com a finalidade de instrumentalizá-los sobre recursos terapêuticos para o fortalecimento do sistema imunológico, como uma alternativa de cuidado.
“Mesmo em caráter transitório, o projeto oportunizou acumular uma notável experiência de cuidado da saúde dos profissionais”, acrescentou Roberta Goltara.