Sem o remédio adequado, o estado de saúde de Ricarda Batista Ramos voltou se complicar e ela precisou novamente de internação hospitalar. O caso da jovem cachoeirense de 21 anos comoveu a população sul capixaba, que vem se mobilizando para viabilizar a compra de uma medicação importada de alto custo para combater a Fibrose Cística, doença que pode levar a paciente ao óbito.
Na última quinta-feira (25), passados 22 dias do fim da medicação, que havia conseguido por medida judicial, o estado de saúde de Ricarda começou a se deteriorar. Exames detectaram que ela voltou a testar positivo para bactéria pseudômonas aeruginosa, que ataca de forma agressiva os pulmões. Com isso, a jovem teve que retomar o tratamento com cerca de 25 medicações por dia, incluindo 6 antibióticos.
Segundo a mãe de Ricarda, a dona de casa Carmem Batista Ramos, a campanha de arrecadação de fundos para a compra do medicamento tem dado resultado, mas ainda não foi o suficiente. Além das doações voluntárias, a esperança tem sido a ajuda de uma rede de supermercados (Perim) que vem contribuindo de forma significativa para ajudar a resolver o drama da paciente, com uma campanha intitulada “Troco Solidário”.
Entenda o caso
Ricarda tem Fibrose Cística de nascença. O problema começou a ser identificado ainda na maternidade, após ser infectada pela pseudomonas. Desde então, vem tomando uma série de medicações, chegando a cerca de 40 comprimidos por dia.
O único remédio que pode resolver de forma definitiva o problema é importado e custa cerca de R$ 68 mil. Ainda tem o despacho aduaneiro da medicação, que acrescenta mais R$ 13 mil nessa conta. A família não tem como suportar este custo.
Ela conseguiu, em fevereiro, uma liminar na Justiça para receber o remédio do Governo Federal. Vieram então três caixas, suficiente para três meses. A medicação acabou há cerca de um mês.
Acontece que a União recorreu da liminar e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) embargou a compra do segundo lote do medicamento, até que o mérito da ação seja julgado.
Serviço:
As informações para quem quiser doar podem ser encontradas no perfil do Instagram @ajudericarda, onde existe uma vaquinha on line.



![[Marataízes] Município recebe selo “Sala Diamante” pelo bom atendimento ao empreendedor](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/4eda7581-d3d8-472a-8b08-27e5d6a0d07f-350x250.jpg)
![[Muniz Freire] Caixa libera Saque Calamidade para atingidos pelos temporais de novembro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6f8e5e42-a2a2-455d-bc79-3f3442e8b414-350x250.jpg)



