Centenas de fiéis católicos se reuniram, ontem, domingo (3), para participar de “Caminhadas Penitenciais” nos municípios de Alegre, Jerônimo Monteiro, Guaçuí e Ibitirama. As caminhadas acontecem no período da Quaresma, geralmente no terceiro domingo da celebração.
Nas ruas de Guaçuí, a procissão foi realizada com percurso de sete quilõmetros, partindo do Igreja Matriz, em direção a comunidade Nossa Senhora da Penha, no distrito de São Tiago.
A celebração começou após um lanche partilhado, a cerimônia foi celebrada pelo pároco, padre Giovanni Geraldo Quites e auxiliada pelos diáconos Miguel Teodoro, Elion Carvalho e Marco Costa.
“Foi um momento de reflexão e oração. Meditamos a via sacra e as dores de Maria. Os fiéis puderam ter contato com a natureza que Deus criou para os homens”, explicou o coordenador paroquial da Pascom, José Pedro.
Ibitirama
Em Ibitirama, os fiieis foram guiados pelo padre Adilson Santana do Carmo. A caminhada partiu da comunidade São Francisco de Assis em direção à comunidade Santa Marta, localizada em Santa Marta, distrito do município. O evento foi marcado por momentos de reflexão e fervor espiritual.
Neste ano, as Pastorais Paroquiais da Liturgia e Juventude prepararam uma via-sacra, que foi encenada durante o percurso de aproximadamente 11 quilômetros.
“A encenação é para ajudar-nos a meditar ainda mais a paixão de Jesus Cristo”, explicou o coordenadora paroquial da Pastoral da Comunicação (Pascom), Ignacia Proveti.
Alegre e Jerônimo Monteiro
Os grupos de fiéis saíram bem cedinho das paróquias de Alegre e Jerônimo Monteiro, em direção ao Campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) no distrito de Rive.
Na Paróquia Nossa da Penha, a caminhada teve início no pátio da Matriz, passando pelo centro de Alegre e, seguindo pela BR 482 até o ginásio de esportes, um trajeto de aproximadamente 12 km.
Já os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Jerônimo Monteiro, saíram às 05h30 da matriz. No percurso aconteceram paradas para reflexão e momentos de oração.
Na chegada, o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, presidiu uma missa. A celebração foi concelebrara pelos padres Juliano Ribeiro Almeida (pároco de Alegre), Márcio Teodoro da Silva, SDB (vigário paroquial de Alegre), Gilberto Roberto Silva (vigário paroquial de Jerônimo Monteiro) e Claudinei Bourguignon Mascarelo (Pe. Caio).
Os organizadores estimaram que aproximadamente 1 mil fiéis tenham participado desta caminhada.
Edição: Basílio Machado, com informações da Diocese de Cachoeiro