O ministro da Educação, Milton Ribeiro, irá a Vitória no próximo dia 19 para assinar portaria criando uma unidade do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) no município de Presidente Kennedy. O acerto foi feito nesta quarta-feira, 4, com a senadora Rose de Freitas (MDB-ES), em audiência no Ministério. A construção do IFES na cidade é trabalho da senadora após anos de persistência e diversas reuniões junto ao governo federal.
Será o 23º IFES, incluído pela senadora em suas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, aprovada pelo Congresso, juntamente com unidades do Instituto nos municípios de Pedro Canário e Laranja da Terra. “Estamos não só disseminando educação profissional de qualidade no estado, como atendendo estudantes de municípios desassistidos de ensino técnico e carentes de mão de obra qualificada”, assinalou ela.
Promovendo educação profissional pública considerada de excelência, o IFES oferece uma centena de cursos técnicos, 60 cursos de graduação e 10 especializações a 36 mil alunos.
Rose de Freitas acertou também com o ministro da Educação a transformação em novo campus da UFES de uma unidade escolar inacabada no município de Afonso Celso, construída pelo programa Brasil Profissionalizado, criado em 2007 para ampliar e modernizar escolas estaduais de educação profissional.
Milton Ribeiro prometeu analisar pedidos da senadora de destinação de recursos do MEC para instalação de uma usina de energia solar no campus da UFES e conclusão do laboratório do HUCAM (Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes), em Vitória.
Ela é autora de dois projetos de lei em tramitação no Senado que incentivam o uso de energia solar. O PL 1600/2021 torna obrigatório o uso de energia solar nos hospitais e unidades de ensino do governo federal no prazo de 20 anos, a contar de 2022, enquanto o PL 524/2018 destina recursos do FGTS para linhas de crédito a empresas que usam energia solar.