O Sebrae/ES em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Marataízes, realizou entre 20 de outubro e 7 de novembro 20 oficinas Ponte dos Sonhos, ação integrante do projeto ‘Educação que Transforma, Nossa História, Nossa Gente’. As oficinas contemplaram a totalidade das escolas municipais que atuam nos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mobilizando 3.825 estudantes, além de professores, fortalecendo a cultura do protagonismo, comportamento empreendedor e identidade territorial no ambiente escolar.
As oficinas Ponte dos Sonhos têm como objetivo estimular nos estudantes a capacidade de imaginar caminhos para o futuro, reconhecer suas próprias potências e desenvolver habilidades e pensar um lugar melhor para o munícipe e para receber turistas, por meio de atividades lúdicas e narrativas sobre pertencimento, território e projeto de vida. A metodologia integra princípios da Educação Empreendedora, aplicada pelo Sebrae/ES no município, valorizando a autonomia, a criatividade e o olhar investigativo das crianças e adolescentes.
“Quando uma criança reconhece quem ela é, de onde ela vem e o valor da comunidade à sua volta, ela passa a caminhar com mais segurança e sentido e é capaz de reconhecer no seu município um lugar bom para morar e, para receber turistas e visitantes. A oficina ajuda a ligar o que cada estudante já sabe sobre suas vivências e lugar onde mora ao que ele deseja se tornar, como espera que esteja seu município no futuro e o que pode fazer para cuidar dele. É por isso que chamamos de ‘Ponte dos Sonhos’”, explica Kelly Machado Premoli, analista do Sebrae/ES e gestora da Educação Empreendedora em Marataízes.
Durante as atividades, os estudantes refletiram sobre as características do personagem lúdico Bentinho e foram incentivados a se enxergar em situações do dia a dia e como agem, a exemplo do que fez Bento na ‘travessia da ponte’. Busca também memórias afetivas, saberes da comunidade, vínculos familiares, histórias do município e elementos culturais maratimbas. Cada turma foi convidada a criar representações do futuro que desejam construir e mensagens ao Prefeito (que serão reunidas na Cartinha ao Prefeito), conectando identidade pessoal, valores coletivos e história local. A oficina foi mediada por um consultor do Sebrae, e a dinâmica complementada pelas coordenadoras do projeto, profa. Laryssa Machado (Semed) e Kelly Premoli.
“O principal objetivo da oficina ‘Ponte dos Sonhos’ é plantar a sementinha da valorização da nossa cidade na cabeça e coração das crianças. Quando falamos de Marataízes e destacamos seus pontos fortes para os estudantes, levamos eles a uma reflexão de como o lugar onde vivem é belo, merece ser apreciado e divulgado e tem história pra contar”, ressalta Laryssa Machado, coordenadora do projeto pela Secretaria Municipal de Educação de Marataízes.
As oficinas são parte do projeto Nossa História, Nossa Gente, que ao longo do ano articula pesquisas, práticas pedagógicas, criação de material paradidático e culmina na Feira Educacional “Educação que Transforma: Nossa História, Nossa Gente”, que se realizará dia 28 de novembro, na Escola José Marcelino.



![[Marataízes] Município recebe selo “Sala Diamante” pelo bom atendimento ao empreendedor](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/4eda7581-d3d8-472a-8b08-27e5d6a0d07f-350x250.jpg)
![[Muniz Freire] Caixa libera Saque Calamidade para atingidos pelos temporais de novembro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6f8e5e42-a2a2-455d-bc79-3f3442e8b414-350x250.jpg)



