A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim informou, na tarde desta terça-feira (30), que não haverá programação oficial de Carnaval no município neste ano de 2024. A medida tem o propósito de promover a economia de recursos públicos e contribuir para o contingenciamento de despesas previsto no Decreto Municipal 33.361/2023, publicado em outubro do ano passado.
A decisão da Prefeitura alcança apenas os eventos públicos, onde a municipalidade geralmente oferece apoio à organização e fomento financeiro aos desfiles carnavalescos. Concursos oficiais de marchinhas e a escolha do rei e da rainha do Carnaval também ficarão para os próximos anos.
Por sua vez, festejos carnavalescos nas comunidades, bairros e clubes da cidade e nos distritos, bem como desfile de blocos de rua e demais manifestações populares poderão ocorrer naturalmente no município.
Sim ou não?
Para quem gosta de tranquilidade e utiliza o feriado carnavalesco para descançar, a decisão foi comemorada. Pedro Scafaro, de 65 anos, morador do centro de Cachoeiro, aprovou a decisão: “Se tiver segurança nas ruas, que ficarão vazias, para mim está ótimo. Gosto de aproveitar esses dias para ficar quieto em casa”, disse.
Já, Maiquiely Miranda, com a energia dos seus 19 anos, reclamou: “O prefeito pisou na bola, vou vazar para Marataízes com a galera”, disparou a jovem, que mora no bairro Village da Luz. A desisão foi referendada pelo namorado da moça, Francisco da Silva: “Vamo junto”, pontuou.
Litoral deve lotar
Com a decisão do Executivo Municipal, é esperado que o fluxo de pessoas partindo de Cachoeiro para o litoral sul capixaba seja intensificado ainda mais no período, em especial aquelas de menor poder aquisitivo, que devem procurar as praias mais próximas para curtir a Festa de Mono.
Municípíos como Marataízes, Itapemirim, Piúma, Anchieta e Presidentre Kennedy devem receber um número maior de cachoeirenses.
Confira abaixo a nota da PMCI:
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informa que neste ano não haverá programação de Carnaval no município.
A decisão de não realizar a festividade, na verdade, já estava prevista desde a publicação, em outubro de 2023, do decreto 33.361/2023, em um conjunto de ações de caráter excepcional para a otimização de orçamento e o contingenciamento de despesas da administração municipal.
O período em que foi publicado o decreto, geralmente é utilizado para lançar os editais para celebrar os termos de fomento, principalmente para as agremiações carnavalescas.
No decreto está prevista a revisão de despesas como gastos com energia, telefonia e água, a revisão de contratos celebrados pelas secretarias municipais, bem como apoio e patrocínio a eventos realizados por particulares ou por pessoas jurídicas de direito público ou privado, a celebração de termos aditivos que impliquem acréscimo de objeto ou valor financeiro em contratos de compras e prestação de serviços.
Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
![[Sem folia] Cachoeiro não terá programação oficial de Carnaval e ‘povão’ deve lotar as praias do sul](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2024/01/2926367-750x429.jpeg)


![[Marataízes] Município recebe selo “Sala Diamante” pelo bom atendimento ao empreendedor](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/4eda7581-d3d8-472a-8b08-27e5d6a0d07f-350x250.jpg)
![[Muniz Freire] Caixa libera Saque Calamidade para atingidos pelos temporais de novembro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6f8e5e42-a2a2-455d-bc79-3f3442e8b414-350x250.jpg)



