O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários) fechou a garagem das empresa Santa Zita e Nova Transportes, que ficam em Cariacica, na manhã desta segunda-feira (3). A ato, segundo o sindicato, é por conta da falta de cobradores nos ônibus sem ar-condicionado.
Com a garagem fechada desde a madrugada, linhas importantes que atendem principalmente bairros de Cariacica e Viana deixaram de circular, e os passageiros que dependem do transporte público tiveram dificuldades para embarcar.
O diretor do Sindirodoviários, Miguel Leite, afirmou a reportagem, nesta manhã, que um acordo prevê a presença de cobradores em todos os coletivos que não possuem ar-condicionado, mas não houve contratação dos trabalhadores.
“Falta cobrador e a empresa não contrata. O acordo que foi feito é que teria que colocar cobrador em todos os carros que chamamos de “carro quente”, então começamos hoje a fazer a fiscalização por aqui. Só na Santa Zita, faltam 35 cobradores. Vamos nos reunir com a empresa e dar um prazo para contratar”, afirmou.
Segundo ele, os ônibus foram liberados para sair da garagem por volta das 7h e a situação já está se normalizando.
O que diz a Ceturb-ES?
Em nota, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) confirmou que o movimento surpresa dos rodoviários nas garagens de Cariacica está impedindo e atrasando a saída de veículos.
A Companhia destaca que já determinou que os consórcios operadores façam o remanejamento de veículos de outras empresas para minimizar os transtornos à população. fonte/fotos: site folhavitoria