O Espírito Santo vive uma expansão do setor de saúde neste ano: só em setembro, houve 2.722 contratações formais, sendo 1.839 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 883 novos postos de trabalho – o mais alto do segmento desde janeiro. Além disso, ao avaliar a diferença entre admissões e demissões em setembro de 2024 e a do mesmo mês de 2023, a criação de empregos foi 9,2 vezes maior, já que no ano anterior esse número foi 86.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Do saldo de contratações em setembro, o destaque ficou com as atividades de atendimento hospitalar, que somaram 793 vagas. Ao todo, o estado tem 59.185 profissionais com carteira assinada na área da saúde.
A coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, explicou que as principais oportunidades do mês foram voltadas para cargos de enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, médicos especialistas e farmacêuticos, mas também profissionais de apoio como recepcionistas, auxiliares administrativos e profissionais de limpeza hospitalar. “A demanda por equipes multidisciplinares reflete o esforço para atender a população com serviços de saúde mais completos e eficientes”, ressaltou.
De acordo com o levantamento, esse aumento de empregos ocorre no contexto de um crescimento geral no mercado de trabalho capixaba, que contabilizou um saldo positivo de 5.635 contratações formais em todos os setores no mês, sendo o de serviços o segmento que teve o maior impacto – 3.349 vagas –, incluindo as oportunidades na área de saúde.
“Esse dado marca um momento de fortalecimento do setor, impulsionado pela expansão de serviços hospitalares e pela realização de processos seletivos tanto no setor público quanto privado. Esse crescimento sinaliza a consolidação do mercado de saúde como uma área estratégica para atender a população e sustentar o desenvolvimento econômico do estado”, declarou Ana Carolina Júlio.
A coordenadora comentou ainda que outra análise importante é sobre as características demográficas dos contratados em setembro. Dos 883 novos empregados de carteira assinada em atividades de atenção à saúde, 733 são do gênero feminino, 565 possuem o ensino médio completo e 231 estão na faixa etária entre 18 a 24 anos. Vale ressaltar também o crescimento do saldo de empregados com escolaridade de nível superior (271), sendo 23 vezes maior que no mês de agosto (-12).
“Chama atenção também a quantidade de profissionais na faixa etária de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos, que foi 4,5 maior que no mês anterior, destacando-se a contratação de profissionais mais qualificados e experientes”, frisou a coordenadora.
Vagas por município
Os municípios de Vila Velha, Serra e Vitória lideram o ranking de novos empregos formais em setembro, com um saldo de 448, 134 e 100, respectivamente. A expansão das atividades hospitalares nesses locais é impulsionada pela ampliação de serviços médicos e pela necessidade de acesso a atendimentos especializados, o que, por sua vez, aumenta a contratação de profissionais qualificados no setor.
Tanto hospitais privados quanto públicos contribuíram para esse aumento, com destaque para processos seletivos destinados a plantões e cobertura de escalas em unidades públicas.
“Vila Velha teve o maior saldo de empregos devido a uma combinação de fatores relacionados a sua posição estratégica e ao dinamismo econômico do município. Como uma das cidades mais populosas e desenvolvidas do Espírito Santo, a cidade canela-verde concentra importantes unidades hospitalares, clínicas e centros de diagnóstico, tanto na rede pública quanto na particular, que atendem não apenas a população local, mas também pacientes de municípios vizinhos”, explicou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.