O lançamento oficial da produção, que também aborda temas como mobilidade urbana e empoderamento feminino, será no próximo dia 7 de agosto, na Enseada do Suá, em Vitória (ES)
Um documentário de 27 minutos que se aprofunda no universo urbano, explorando a intersecção entre skate, arte e sustentabilidade. Assim é “Skate, Aço e Arte”, uma produção audiovisual que, por meio de entrevistas e narração, destaca a influência do esporte na relação das pessoas com as cidades, abordando temas como mobilidade urbana, práticas sustentáveis, como o uso do aço, e empoderamento feminino.
O curta-metragem será lançado oficialmente no próximo dia 7 de agosto (terça-feira), às 19 horas, no Brizz (Rua Judith Maria Tovar Varejão, 411 – Enseada do Suá, em Vitória (ES). O evento será exclusivo para convidados, mas haverá uma promoção no Instagram do Brizz que distribuirá 20 pares de ingressos.
ArcelorMittal
Gravado nos municípios de Serra e Vitória (ES) e Joinville (SC), o projeto é patrocinado pela ArcelorMittal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e foi produzido pela Marcolini Filmes, uma empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado brasileiro de audiovisual, sob direção de Gustavo Marcolini.
O documentário é narrado a partir dos depoimentos de artistas envolvidos com o skate, destacando a importância da cultura, da moda, das artes visuais e da música nesse universo urbano. Traz histórias que servem de referência para a construção de cidadania, o convívio na vida urbana e a interação social por meio do esporte e da arte, demonstrando o valor das boas práticas que fazem a diferença na sociedade. A produção também evidencia a interação e participação direta do aço na arte e no esporte, destacando-o como uma alternativa sustentável para um futuro melhor nas grandes cidades.
No filme, os skatistas Kaio Carvalho e Ananda Araújo andam de skate pelas ruas das cidades, mostrando que existe uma alternativa para locomoção sustentável e que é pura arte. Os artistas capixabas renomados José Carlos Villar e Ana Paula Castro têm participação especial no projeto: eles fizeram obras exclusivas para o filme, com inspiração no skate. O americano Jay Bentley, da banda Californiana BAD RELIGION, também foi entrevistado para o curta e faz parte da trilha sonora.
“O filme também traz os skatistas Augusto Akio (o “Japinha”) e Luigi Cini, atletas confirmados para as Olimpíadas de Paris deste ano. Luigi, inclusive, é forte candidato para trazer o ouro para o Brasil. Além disso, temos a participação superespecial do primeiro campeão mundial de Skate, na modalidade Street, Carlos Piolho, nessa produção com abordagem diferente, misturando arte, esporte e sustentabilidade, e criada para mudar os conceitos e renovar as ideias para um melhor futuro nas nossas vidas nas cidades”, explicou o diretor Gustavo Marcolini.
O vídeo também tem como objetivo fomentar a intersecção entre arte e a urbanidade do skate, estimulando atividades culturais e esportivas que promovam cidadania cultural, acessibilidade artística e diversidade. Além disso, incentiva o uso de meios de transporte alternativos como forma de proteção ao meio ambiente e consciência sobre a interação do ser humano com as cidades.
“Esse é um material audiovisual que retrata a cultura do skate como força criativa de uma juventude urbana. A ideia é inspirar e valorizar ainda mais nossa produção artística e cultural local, assim como estimular jovens criadores e artistas a desenvolverem suas próprias obras. É um projeto inspirador que mostra a presença do esporte, do nosso produto, o aço, e da arte na transformação social, alinhando-se perfeitamente a conceitos fundamentais para a ArcelorMittal como inovação, sustentabilidade e compromisso com as comunidades”, afirma Carla Brunoro, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da empresa.