Superação na pandemia, mercado musical e bate-papo com diversos profissionais que trabalham no universo da música: artistas, produtores, assessores de imprensa, técnicos de som, compositores, entre outros.
Esse é o contexto do podcast A Hora da Música, programa que estreia na próxima segunda-feira, 10, e será comandado pelo professor, multi-instrumentista e compositor Jura Fernandes.
Os episódios, de 20 minutos cada e que vão ao ar uma vez por semana, serão disponibilizados nas principais plataformas de streaming: Spotify e Apple Music. Significa, como observa Jura, “facilidade e liberdade para o ouvinte escolher hora e local para escutar uma boa entrevista”.
“Queremos mostrar que a área da Cultura é cada dia mais necessária à sociedade e que os profissionais, apesar deste momento difícil e triste da pandemia, estão tentando se reinventar. Podcasts, shows on-line, gravações em home studios, lançamentos de singles e discos, produção de festivais virtuais… As produções artísticas têm acontecido com superação e a ajuda dos editais”, afirma Jura Fernandes.
Episódio #1
A primeira entrevista do programa “A Hora da Música” nas plataformas de streaming será com a produtora musical Sandra Vasconcellos. Conhecida e experiente no mercado cultural, ela é formada em produção executiva de shows e eventos e já trabalhou com bandas e artistas como Casaca, Macucos, Java Roots, Solana, Dallas Country, Gustavo Macacko, Regional da Nair e outros.
Jura e Sandra Vasconcellos, aliás, trabalharam juntos em eventos como Viradão Vitória, Mar da Música e quando o instrumentista era guitarrista do Casaca, no início dos anos 2000.
Jura é responsável por solos e temas marcantes do Casaca, como a melodia da guitarra na canção “Vida de Salário”, o dedilhado na introdução de “Anjo Samile” ou o belo tema de guitarra no começo de “Ilha”.
O programa “A Hora da Música” conta com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult). Além da produtora Sandra Vasconcellos, já estão na lista de convidados o DJ Zappie Pimentel, o cantor e compositor Gustavo Braz, o músico e especialista em cultura pop João Fernandes e o tecladista e beatmaker Barol Beats.
Mais sobre Jura Fernandes
Natural de São José dos Campos, o compositor e multi-instrumentista mantém, desde 1995, relação espiritual e sonora com o Congo e a Barra do Jucu. Apesar de ter a guitarra como principal instrumento, os elementos percussivos sempre influenciaram seu som.
Jura tem em seu currículo participação em 12 discos, dos quais quatro são do Casaca – “Casaca”, “Na Estrada”, “Ilha” e “No Tambor, na Casaca e na Guitarra”. Também gravou trabalhos autorais, como o “Jura que é Forró” e o “Special Gig”, além de ter tocado as guitarras no álbum do Bloco Surpresa, do Carnaval de 2013.
O compositor também se apresentou por dois anos na França, como guitarrista e cavaquinista, em casas de show renomadas mundialmente, como o “Blue Note”. Durante a carreira, Jura teve ainda participações em canais como a MTV e programas como o de Serginho Groisman.
Serviço:
Multi-instrumentista Jura Fernandes lança podcast “A Hora da Música” para valorizar todo o setor musical
- Lançamento: dia 10 de maio, na próxima segunda;
- Onde: Spotify e Apple Music;
- Primeira convidada para a entrevista: produtora Sandra Vasconcellos;