Todos os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) participaram da sessão solene em homenagem aos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. Domingos Taufner, Luiz Carlos Ciciliotti, Carlos Ranna, Sergio Aboudib, Rodrigo Chamoun, Rodrigo Coelho e Davi Diniz participaram da sessão realizada na tarde desta segunda-feira, 12, no plenário Dirceu Cardoso, em Vitória (ES).
Em um breve depoimento após a sessão, o presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, reforçou a importância histórica deste momento. “Foi uma honra compor a mesa da sessão solene comemorativa dos 190 anos da Assembleia Legislativa. Nela, estiveram presentes várias pessoas que exerceram o mandato de deputado estadual de diferentes matizes ideológicas e dos quatro cantos do Estado”, disse.
“Estas pessoas, com seus erros e acertos, fazem parte de nossa história e colaboraram com a construção de um Estado que na atualidade desponta no cenário nacional pela sua organização, respeito à responsabilidade fiscal – o que tem como consequência investimentos em infraestrutura na a área social”, acrescentou.
“A Assembleia Legislativa da atualidade colabora bem com a harmonia entre os poderes constituídos de nosso Estado, assim como em seu funcionamento interno – já que deputados de correntes ideológicas diferentes convivem bem, com direito a expressar seus posicionamentos, o que é basilar em uma democracia. Espero que a cada dia a Assembleia aperfeiçoe o seu trabalho e colabore, cada vez mais, com boas leis e atividades que ajudam a desenvolver o nosso Estado”, concluiu.
Pilar da democracia
Em sua fala, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, destacou que a história do Espírito Santo passa, passou e continuará passando pela instituição. “Tenho certeza que alcançaremos mais e melhores resultados, contribuiremos para o desenvolvimento econômico, sempre observando o lado social. A Assembleia Legislativa é um pilar fundamental na construção da democracia. Desde a sua criação ela tem desempenhado papel fundamental na vida da sociedade capixaba”, declarou.
“Cada um dos 30 parlamentares representa uma parcela da sociedade, um espectro das múltiplas ideologias. Estamos aqui para servir o povo capixaba, legislar e fiscalizar em favor da população”, acrescentou.
Por fim, Marcelo Santos agradeceu a colaboração dos deputados e dos servidores da Casa. Pouco depois, foi assinado um protocolo de intenções junto à Ufes para que sejam desenvolvidas atividades de ensino, extensão, cursos, visitas e atividades culturais que fortaleçam a história da Assembleia Legislativa.
Lembranças
Encerrando os discursos da solenidade, o governador Renato Casagrande lembrou o período em que foi deputado estadual, entre os anos de 1991 e 1994. “Quando vim de Viçosa para Castelo eu não conhecia muito o Estado. Foi como deputado estadual que passei a viajar todo o Estado, conhecendo e conversando com as pessoas de todos os cantos”, lembrou.
Casagrande também falou sobre os avanços do Espírito Santo, que vem registrando conquistas importantes e que chamam a atenção da população capixaba e também de pessoas que vêm de outros estados. Por fim, o governador também ressaltou a harmonia existente entre os poderes no Estado, onde nenhuma das instituições tenta se sobrepor às demais.
Anteriormente, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Dilton Lyrio Neto também contou aos presentes algumas das lembranças do período em que foi deputado estadual.
Participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Samuel Meira Brasil Junior, procurador-Geral do Estado, Francisco Berdeal, e o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Paulo Baraona. Diversas autoridades, entre prefeitos, secretários de Estado, ex-prefeitos e ex-deputados também estiveram presentes na homenagem à Assembleia Legislativa.
Homenagens
Todos os ex-deputados e ex-deputadas presentes na sessão solene receberam uma medalha comemorativa. Entre os homenageados estavam os conselheiros Rodrigo Chamoun e Rodrigo Coelho. Ambos foram deputados por dois mandatos: Chamoun entre 2007 e 2012; Coelho entre 2012 e 2018.
“Ter podido contribuir humildemente com a história da Assembleia Legislativa é algo que me orgulha bastante. Receber da população o voto de confiança para ser o representante deles é muito honroso. E honraria ainda maior foi receber de todos aqueles colegas deputados, a missão de os representar no Tribunal de Contas. Estar aqui nessa função de conselheiro é, sem dúvida, a representação dos serviços prestados ao povo capixaba”, disse Coelho em forma de agradecimento.