A partir desta quarta-feira, 9 de outubro, entra oficialmente em funcionamento o Tour Virtual, um projeto inovador aprovado pela Lei Rubem Braga, que permite o acesso online a importantes pontos culturais e turísticos de Cachoeiro de Itapemirim. Entre os destaque está a Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha).
Através de fotografias em 360 graus e registros aéreos com drone, os visitantes vão explorar, diretamente de seus celulares ou computadores, pintura, detalhes, imagens e muitos outros aspectos dessa construção de 140 anos. Os registros possibilitam também uma visita virtual a casa onde nasceu Roberto Carlos, o casarão em que viveram os irmãos Rubem e Newton Braga ou a montanha símbolo de Cachoeiro.
E, com a tecnologia de 360 graus, os visitantes podem sentir como se estivessem nestes lugares, pois terão uma visão de todas as direções. O site pode ser acessado no endereço eletrônico https://tour360.ondeir.top/cachoeiro/.
O projeto foi idealizado pelo jornalista Alessandro de Paula, que, juntamente com o fotógrafo e cinegrafista Ronaldo Santos e o designer Robson Tambarotti, deu início aos trabalhos, que tiveram o apoio da Lei Rubem Braga.
“O grande diferencial do projeto é a democratização do acesso, permitindo que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, visite os patrimônios culturais e turísticos de Cachoeiro a qualquer momento”, destacou Alessandro.
Inicialmente, foram fotografados 9 pontos turísticos: Casa de Cultura Roberto Carlos, Casa dos Braga, Pico do Itabira, Pedra da Penha, Cachoeira Alta, Floresta Nacional de Pacotuba, Casa da Memória, Fábrica de Pios Maurílio Coelho e Matriz Velha (Veja AQUI).
“Nosso objetivo é contemplar outros pontos turísticos da cidade, inclusive a Catedral de São Pedro e a Igreja Nossa Senhora da Consolação”, afirmou.
O Tour Virtual estará disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive durante a noite, feriados e finais de semana, momentos em que alguns destes espaços estão fechados ao público.
Isso abre as portas para turistas que, por limitações de tempo, mobilidade ou distância, não conseguem visitar os locais pessoalmente. Pessoas com dificuldade de mobilidade, por exemplo, agora terão a oportunidade de explorar esses locais com total imersão.
O projeto também promove um avanço importante para o turismo digital, que vem crescendo no mundo. Ao proporcionar essa experiência virtual, Cachoeiro coloca-se como uma cidade conectada às tendências tecnológicas, ampliando o interesse de turistas nacionais e internacionais.
Além de ser uma ferramenta poderosa para o turismo, o Tour Virtual também promove o acesso universal à cultura, permitindo que mais pessoas possam conhecer a história e os patrimônios do município sem barreiras físicas.
Com o Tour Virtual, a cultura local estará ao alcance de um clique, oferecendo uma experiência rica e interativa para visitantes de todas as idades.
Fonte: Diocese de Cachoeiro