Até agosto deste ano, 543 pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito no Estado, de acordo com o Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo. Esse dado corresponde a mais de duas mortes por dia registradas nas vias capixabas e representa também um aumento no número de vítimas fatais, se comparado ao mesmo período do ano passado. Além disso, das 543 mortes, 263, ou seja, 48%, envolveram motociclistas.
De olho nesses números, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está promovendo desde sábado (16), uma série de atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito (SNT), que tem início oficial na próxima segunda-feira (18) e segue até o dia 25 de setembro em todo o País.
As ações do Detran|ES vão trazer como tema principal as escolhas que fazemos no trânsito e suas consequências, sempre priorizando a proteção e a preservação da vida nesse ambiente coletivo.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, conclama toda a sociedade capixaba para se engajar nas atividades da Semana Nacional de Trânsito e para que adote urgentemente uma postura responsável nas vias.
“É muito triste vermos todos os dias no noticiário mães que perdem seus filhos, futuros pais, crianças, todos vítimas de acidentes que poderiam ser evitados. É indispensável, de uma vez por todas, que as pessoas façam uma autorreflexão sobre o comportamento no trânsito, que converse com familiares, amigos e vizinhos sobre esse tema. Um veículo malconduzido é como se fosse uma arma carregada apontada para quem está na rua. Precisamos lembrar sempre que cada escolha feita no trânsito tem impacto direto também na vida de outra pessoa”, exalta Givaldo Vieira.
Confira os dados do Observatório: https://sesp.es.gov.br/Media/Sesp/Mapa%20de%20homic%C3%ADdios/Mortes%20no%20Tr%C3%A2nsito_AGO.pdf
Semana Nacional de Trânsito (SNT)
A iniciativa acontece em todo o País entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro. Nesse período, são realizadas ações com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres..