A decisão reforma a sentença de primeira instância que havia determinado a cassação da chapa por suposta divulgação de pesquisa eleitoral irregular
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (6), manter os mandatos do prefeito de Santa Maria de Jetibá, Ronan Zocoloto (PL), e do vice-prefeito Rafael Bozani. A decisão reforma a sentença de primeira instância que havia determinado a cassação da chapa por suposta divulgação de pesquisa eleitoral irregular no dia da eleição municipal de 2024.
Ao julgar o recurso, os membros da Corte entenderam que não há provas suficientes de que a pesquisa supostamente irregular tenha sido divulgada pela campanha do prefeito, tampouco de que tenha influenciado diretamente o resultado do pleito. O relator, desembargador Marcelo Pimentel, destacou a ausência de elementos que estabelecessem nexo entre a conduta apontada e eventual impacto no processo eleitoral, afastando, assim, a penalidade de cassação.
A eleição de Ronan Zocoloto foi uma das mais acirradas do Espírito Santo, decidida por uma diferença de apenas 63 votos. A confirmação do resultado em segunda instância reafirma a soberania popular e a segurança jurídica do processo eleitoral. O prefeito segue legitimado para o exercício do mandato, com o respaldo da Justiça Eleitoral e da vontade expressa da maioria dos eleitores de Santa Maria de Jetibá.
Com a decisão, a administração municipal segue com estabilidade institucional, reafirmando seu compromisso com a legalidade, o diálogo e o desenvolvimento do município.



![[Vídeo] Dorlei Fontão reassume Prefeitura de Kennedy nos braços do povo](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/8197291d-11be-4652-b2f7-5d3eae1add09-350x250.jpg)
![[Anchieta] Renan Delfino recebe pelo segundo ano consecutivo o Troféu Presidente Destaque Nacional da UVB](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/e13633c0-ec62-4653-8eaf-1e38ad922a64-350x250.jpg)



