A Secretaria Estadual da Educação (Sedu) divulgou, nesta segunda-feira (11), as escolas que foram destaques, por engajamento no uso da plataforma Letrus, nos 1º e 2º trimestre de 2023. Três escolas de Cachoeiro se destacaram, são elas: EEEFM Professor Claudionor Ribeiro, EEEM Professor José Veiga Da Silva e EEEFM Antonio Sabatini Simoni.
A plataforma utiliza a inteligência artificial para auxiliar no letramento dos estudantes. Veja todas as escolas que se destacaram clicando AQUI.
Segundo a subgerente de Desenvolvimento Curricular da Sedu, Jacqueline Caminoti, o Espírito Santo é um dos pioneiros no uso de inteligência artificial para aprimorar a escrita dos estudantes. “Implementada em 2019, a plataforma de correção de textos atendeu, até agora, mais de 27 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio e 488 professores”, disse.
O Programa Letrus, que utiliza inteligência artificial para auxiliar no letramento dos estudantes, tornou-se a primeira iniciativa brasileira a ganhar o Prêmio Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa, entregue desde 2005 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“A plataforma de correção de redação contribui para o desenvolvimento da escrita e promoção da leitura crítica dos estudantes, para o fortalecimento dos indicadores da Educação Básica, bem como auxilia os estudantes no acesso ao Ensino Superior. Além disso, desempenha um papel transformador, não apenas para os estudantes, mas também para os professores. Sua capacidade de agilizar a avaliação dos textos resulta em uma gestão mais eficiente do tempo dos educadores, permitindo-lhes dedicar mais horas ao planejamento de atividades pedagógicas e intervenções personalizadas”, explicou Jacqueline Caminoti.
Criado pela startup Letrus, o programa permite que o estudante escreva redações sobre diferentes temas e obtenha correções e orientações imediatas. Por sua vez, os educadores recebem dados e gráficos sobre o desempenho da sala e dos alunos, podendo, individualmente, utilizar estas informações para auxiliá-los e também na preparação e desenvolvimento das aulas.
Com informações da Sedu