O último dia 23 de agosto é especial para católicos por ser o dia em que é celebrada Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina. Em 2025, a data tornou-se ainda mais importante para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, por celebrar o Ministério Diaconal de seus três novos diáconos: Adriano Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro de Itapemirim), Marcos José Azevedo Merçon, da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Alegre), e Sebastião Nogueira da Silva, da Paróquia São Pedro Apóstolo (Venda Nova do Imigrante).
Anos após darem seu ‘sim’ ao ingressarem, em diferentes períodos, na Escola Diaconal Santo Estevão, os três homens foram ordenados diáconos permanentes no Altar da Matriz da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda Nova do Imigrante, na região serrana do estado.
A celebração foi presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa CP, Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim e concelebrada pelos padres presentes, especialmente pelos párocos das comunidades dos ordenandos: Frei Rildo Fonseca de Lima O.A.R, Padre Carlos Henrique Dias e Padre Cristian Vieira Batista.
“Além de familiares e amigos, participaram numerosos fiéis da paróquia local e de outras comunidades da Diocese, juntamente com um expressivo número de Diáconos permanentes e seminaristas. Foi um momento de profunda emoção e alegria, vivido intensamente por toda a comunidade”, comentou o diácono Jose Adilson Soares.
Em sua reflexão, Dom Luiz Fernando destacou a importância da oração e do incentivo às diversas vocações: o Diaconato Permanente, o Sacerdócio, a Vida Religiosa Consagrada e a Vocação Leiga. Inspirado em palavras do Papa Francisco, destacou que a Igreja é chamada a ser sinodal, missionária e diaconal, sempre a serviço do Reino de Deus.
“É importante refletirmos quais são as funções próprias dos diáconos. Fortalecidos com os dons do Espírito Santo, os diáconos deverão ajudar ao bispo e seu presbitérios no Serviço da Palavra, no Serviço do Altar e no Serviço da Caridade, mostrando-se servos de todos. Como ministros do altar, irão proclamar o Evangelho, preparar o sacrifício e repartir, entre os fiéis, o corpo e o sangue do Senhor. Além disso, por mandado do bispo, poderão exortar e instruir nas sagrada doutrina – não só os não crentes, mas também os fiéis. Poderão ainda admitir orações, administrar o batismo, assistir e abençoar o matrimônio, levar o viático aos agonizantes e oficiar as exéquias”, lembrou o bispo.
Os novos diáconos manifestaram o desejo de assumir este Ministério no Propósito dos Eleitos e fizeram a Prece Litânica (ladainha de todos os santos). Antes da Paramentação, Adriano, Marcos José e Sebastião passaram pela Imposição das Mãos e pela Prece de Ordenação.
Próximo ao encerramento da celebração, o diácono Adriano fez os agradecimentos em nome dos ordenados e aproveitou para agradecer suas famílias pelo apoio e incentivo no período da formação: “Nossas famílias que, neste período [de formação] nos deram apoio e força para seguirmos na missão que Deus nos confiou, especialmente, as esposas que compartilharam das alegrias, tristezas e crises que enfrentamos ao longo de todo o processo. À vocês nosso amor e nossa eterna gratidão”.


![[Itapemirim] Município se mobiliza para a 1ª Marcha para Jesus](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/b5ac15dc-5668-4c49-80f0-5291118b6bba-350x250.jpg)





