O serviço de teleconsulta, da Unimed Sul Capixaba, completa um ano nesta terça-feira (22), oferecendo mais conforto e segurança aos clientes da cooperativa em meio à pandemia de Covid-19. No período, foram registradas cerca de 14.020 consultas virtuais, com médicos, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais de saúde, que agilizaram e facilitaram o atendimento de clientes com sintomas gripais e de pacientes participantes de programas de Atenção Integral à Saúde.
De acordo com o gerente de Atenção Integral à Saúde da Unimed Sul Capixaba, Eduardo Tonole Dalfior, atualmente, os clientes de todos os planos de saúde da operadora, que apresentam sintomas gripais, são contemplados com as teleconsultas. “Inicialmente, o serviço era oferecido para clientes de produtos e programas voltados à Atenção Integral à Saúde com suspeita de Covid-19 e pacientes atendidos pela equipe multidisciplinar da Unimed Sul, mas com o sucesso da iniciativa, fizemos a sua ampliação”, afirma.
O gestor ressalta que a teleconsulta tem tido uma excelente aceitação por parte dos pacientes. “O cliente tem a comodidade de ser atendido por um médico de onde estiver. Isso implica em reduzir o tempo e os custos dele com deslocamento, além de aumentar a sua segurança e a do restante da população. É um atendimento ágil, isento de cobrança de coparticipação, conforme cada plano, e equivalente à consulta presencial, em que o paciente pode receber, normalmente, documentos, receita, atestado e laudo após a consulta”, destaca.
Como funcionam as teleconsultas
O serviço de teleconsulta na Unimed Sul Capixaba é oferecido para clientes que apresentem sintomas gripais ou que façam parte dos programas de Atenção Integral à Saúde. Os atendimentos ocorrem das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (28) 2101-6255; por mensagem no WhatsApp de mesmo número, com a assistente virtual Isa e pelo App do Cliente.
No contato por qualquer um dos canais disponibilizados, o cliente Unimed receberá um link por e-mail para fazer a consulta com o médico por chamada de vídeo. Caso seja necessário fazer algum exame ou a prescrição de remédios, o médico enviará o pedido também por e-mail. Os atendimentos on-line são autorizados pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) e vêm sendo cada vez mais adotados como aliados no combate à proliferação da Covid-19.