Voltada para profissionais de artes cênicas, a palestra “A música Armorial em cena” será ministrada pelo produtor musical carioca Wagner Campos, no dia 16 de setembro, em Vitória-ES. Entrada é gratuita
Wagner Campos,compositor, diretor teatral, pesquisador, arranjador, diretor, produtor musical e musicista especializado em instrumentos antigos e tradicionais de cordas dedilhadas vai ministrar a palestra “A música Armorial em cena”, no dia 16 de setembro, na Sala de Dança, no Centro Cultural Sesc Glória. Voltada para profissionais de artes cênicas, a capacitação tem inscrição gratuita. As vagas são limitadas.

A palestra busca discutir possibilidades conceituais e técnicas de um processo de construção cênico-musical a partir do universo estético Armorial estabelecido por Ariano Suassuna. Baseada na pesquisa das matrizes culturais da região nordeste do Brasil, bem como na relação de intertextualidade com fontes artísticas da Europa antiga, pretende-se demonstrar como a ligação orgânica entre esses dois contextos pode resultar em uma produção artístico-musical que apresenta alto grau de diversificação, mesclando influências variadas através de processos originais de apropriação e ressignificação da tradição, sintetizando elementos culturais supostamente antagônicos, mas na verdade inteiramente passíveis de conciliação, resumindo tradição e modernidade em termos complementares.
Os interessados devem se inscrever acessando o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1xFCab1tVj3FTpv5JOmeKZA3_TYcc NUhn_nKs0cNxG8ru9Q/viewform . O evento tem produção local da Ratimbum Produção e Artes.
Sobre o palestrante
Carioca, Wagner Campos iniciou sua carreira de instrumentista em meados da década de 1970 como concertista de violão, realizando inúmeros recitais solo e em duo, bem como diversos recitais como camerista. Em 1980, grava seu primeiro disco, contendo composições próprias para o instrumento. A partir de 1995 se especializa em instrumentos antigos e tradicionais brasileiros de cordas dedilhadas, incluindo alaúde medieval, vihuelas, guitarras de quatro, cinco e seis ordens e clássico- romântica, violas de arame e machete. É autor de inúmeras composições musicais para formações instrumentais diversas, orquestrais e de câmara e solos para variados instrumentos, interpretadas por grupos/músicos nacionais e estrangeiros.
Em 2002 gravou o CD “Rapsódia Pantaneira”, para viola de cocho, viola de arame e orquestra de câmara, atuando como compositor, regente e solista, lançado em 2003. Em 2004 participou da gravação do CD “O Violão Brasileiro”, atuando em duas faixas como solista, lançado em 2005. No campo da pesquisa musical vem desenvolvendo estudos, recolhas e registros musicológicos (sonoros e escritos) de diversas manifestações da música do povo do Brasil, realizados em várias regiões do país. Ainda, realiza conferências, palestras e seminários sobre a música brasileira, nas áreas da pesquisa e recolha musicológicas, composição e produção musical.
É produtor e diretor musical em mais de 40 projetos de gravação de CDs realizados em diversos estados brasileiros, atuando nos segmentos da música escrita e de tradição oral do Brasil. Quarteto Romançal (PE), Quinteto Villa-Lobos (RJ), Quinteto Latino Americano de Sopros da Paraíba (PE), Camerata Contemporânea do Rio de Janeiro (RJ), Música Antiga da UFF (RJ), Duo Passos e Cohen (RJ) e Nelson da Rabeca (AL), Lia de Itamaracá (PE), Mestre Eugênio (PR), Gentil do Orocongo (SC), Grupo de Samba Chula Os Filhos da Pitangueira (BA), entre outros).
É compositor, arranjador, instrumentista, diretor e produtor musical em mais de trinta produções em teatro, televisão e cinema, atuando desde o ano de 1979. Em publicações editoriais, é autor de vários artigos e estudos sobre a música brasileira, destacando, entre outros, “A Música do Nordeste do Brasil”, “A Música do Norte do Brasil”, “A Música do Sudeste do Brasil” e “A Música do Sul do Brasil”, publicados entre os anos de 2002 a 2004, “A Viola do Samba Chula”, “A Guitarra, a Viola”, “Achegas para a História do Violão” publicados em 2004 e 2005 e “Achegas para a História da Viola no Brasil”, publicado em 2007.
Também é autor do livro “A História do Violão”, publicado em 2006. Entre 1998 e 2008 foi curador musical do Projeto SONORA BRASIL – Circuito Nacional de Música, do Sesc Nacional. Entre 2008 e 2016 dirigiu o NPAV – Núcleo de Produção de Audiovisual, do Sesc Nacional. Fundador da Cia Limite 151 adaptou para o teatro as obras “Dom Quixote de La Mancha” de Miguel de Cervantes (1991) e “Os Contos de Canterbury” de Geofrey Chaucer (2004) e escreveu o musical “Vicente Celestino – A Voz Orgulho do Brasil. Em 2016 dirigiu ao lado de Gláucia Rodrigues a peça “O Casamento Suspeitoso”, de Ariano Suassuna.
Serviço:
Palestra “A música Armorial em cena”, ministrada por Wagner Campos
Data: 16/09 (sexta-feira), às 15h
Local: Sala de Dança – Centro Cultural Sesc Glória. (Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória )
Vagas: 30
Classificação etária: 16 anos
Pré-requisito de participação: Ser profissional de artes cênicas Produção Local: Ratimbum Produções de Artes
Informações: (27) 3222-0869 / 99698-0869
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1xFCab1tVj3FTpv5JOmeKZA3_TYcc NUhn_nKs0cNxG8ru9Q/viewform


![[Mostra de Teatro de Anchieta] uma diversidade de expressões cênicas capixabas](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/sdgd-1-350x250.jpg)

![[Cachoeiro] Arquivo Público Municipal lança campanha para resgatar memórias de imigrantes](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/img-20250206-wa0032-920x530-1-350x250.jpg)



