Já existe pontos alagados na cidade e com um volume grande d’água que está por vir, pode repetir e enchente que causou prejuízos incalculáveis
por Tiago Rocha/ Dahoraes
O que é ruim pode piorar. A cidade de Castelo corre novamente risco de inundação e com o anuncio feito pela Defesa Civil Estadual, através do Coronel Carlos Wagner, na manhã desta segunda-feira (02) no programa Fala Manhã, da TV Vitória, de que as comportas da PCH de São João, na cidade de Castelo, serão abertas nas próximas horas, a possibilidade de uma nova enchente na cidade é real.
E a abertura das comportas dessa barragem, mais uma de uma série construídas na última década no Sul do Estado, as águas vão chegar a Cachoeiro de Itapemirim, que já se encontra em alerta máximo para inundação, aliás já existe pontos alagados na cidade e com um volume grande d’água que está por vir, pode repetir e enchente que causou prejuízos incalculáveis para a população e o comércio.
A barragem da PCH de São João fica localizada no interior de Castelo e pertence a concessionária de energia elétrica EDP, que gera energia na região. Trata-se de uma barragem certificada, que ainda não corre risco de rompimento, mas as aberturas das comportas é necessária pois a represa atingiu seu limite.
Conforme declarou o Coronel Carlos Wagner, com a abertura das comportas é possível que ruas da região central de castelo sejam inundadas, uma vez que o Rio Castelo, na manhã desta segunda-feira, já estava com 4 metros acima de seu nível normal.