Gestores públicos e a sociedade em geral vão se reunir para debater o futuro dos municípios capixabas, nos dias 04 e 05 de abril, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, durante a primeira edição do InovaES – Feira de Cidades Inteligentes. A iniciativa tem como metas promover a discussão e reflexão sobre o uso da inovação e da tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento das cidades e melhor qualidade de vida dos cidadãos.
Especialistas renomados do Espírito Santo e também de outros Estados vão ministrar palestras no evento. São eles: Kelly Rosa Braghetto, professora de Ciência da Computação no IME-USP e Everlam Elias Montibeler, doutor em Economia Aplicada e coordenador do Programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes da Ufes, que vão falar sobre “Construindo cidades inteligentes para o futuro: desafios e oportunidades”; o físico João Carabetta, chefe executivo de Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, com o tema “Potencializando o uso de soluções de big datas para cidades inteligentes”; o professor e pesquisador Pablo Lira, diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), sobre “Cidades Inteligentes e ESG: tendências do século XXI”; e Estevão Nicolau, coordenador de projetos de transformação digital em Saúde na cidade de São Paulo e o consultor em inovação e professor, Eduardo Spanó, com a palestra “Como a inteligência artificial está transformando a gestão de cidades, que vão mostrar os propor uma reflexão sobre os aspectos fundamentais para que boas ideias consigam de fato serem traduzidas em políticas públicas e serviços para a população.
“O Espírito Santo do futuro começa agora com ações de inovação, sustentabilidade e educação como metas de desenvolvimento, promovidas pelo Governo do Estado”, declara Bruno Lamas, secretário de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. A realização do evento é da HCL Produções, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Ações e oportunidades de negócios
O InovaES – Feira de Cidades Inteligentes terá a participação de startups e instituições de apoio que oferecem programas específicos para o desenvolvimento dos municípios. E o público vai poder conferir ações e oportunidades de negócios que utilizam a inovação e tecnologia difundidas através da ciência, evolução cultural e sustentabilidade e cases da Moremais Tech, empresa de construção sustentável e das startups capixabas Endelevo, construtech de impacto socioambiental que trabalha por construções verdadeiramente mais sustentáveis e ECO55, hub para empresas brasileiras se conectarem à economia limpa.
Outra ação importante que vai acontecer no evento são as rodadas de negócios, com o intuito de aproximar desenvolvedores de soluções tecnológicas dos gestores das cidades, para que eles tenham a oportunidade de apresentar as suas ideias em prol do desenvolvimento e modernidade das cidades e da vida do cidadão.
Também vão ter oportunidades no evento empreendedores que fizeram o Qualificar ES, programa do Governo do Estado com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, criado para promover a qualificação profissional do cidadão capixaba. “Esse público ficará responsável por todos os produtos comercializados na praça de alimentação. São casos reais de pessoas que aproveitaram a oportunidade de aprendizado para abrir novas portas de trabalho e que atualmente são donos dos seus próprios negócios”, explica o secretário Bruno Lamas.
O evento marca ainda o encerramento o edital de inscrições para o curso de Pós-Graduação da Universidade Aberta Capixaba (UNAC), do Curso de Cidades Inteligentes e para incrementar o Programa ES Inteligente, de investimentos em inovação e planejamento urbano do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES), aperfeiçoando o uso dos recursos públicos e melhorias nos serviços para os cidadãos, por meio de ações inteligentes e inovadoras de gestão municipal.
Também participam do evento entidades como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID); Qualificar ES; SEEDS, programa público de aceleração de startups; Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes); Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), além de empreendedores capixabas em desenvolvimento.
O que são cidades inteligentes
As cidades inteligentes ou smart cities são aquelas que fazem uso estratégico de infraestrutura, serviços, informação e comunicação com o planejamento e gestão urbana necessários, dando resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade e proporcionando aos cidadãos uma melhor qualidade de vida.
Esse novo modelo de gestão de cidades busca uma visão ativa, integrada e intersetorial; fundamentado numa metodologia de gestão baseada em dados e adoção de políticas orientadas por evidências. E é de suma importância que os líderes e cidadãos estejam à altura dos desafios que se apresentam, uma vez que os problemas do futuro precisam ser pensados hoje e no âmbito das cidades, pois somos parte do seu processo de transformação.
Serviço
InovaES – Feira de Cidades Inteligentes
Data: 04 e 05 de abril, das 9h às 18h
Local: Espaço Patrick Ribeiro – Aeroporto de Vitória
Inscrições l1nk.dev/vZo1W
Entrada gratuita
Informações: Instagram/inovacidadesinteligentes