Com o tema “Histórias que voam”, a 2ª edição da Literaltinha – Festa Literária de Vargem Alta para crianças foi um verdadeiro sucesso. Realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na sede do município, o evento reuniu cerca de 400 crianças, com participação ativa das escolas municipais, que abraçaram a proposta de unir leitura, arte e movimento em um ambiente de aprendizado e diversão.
Mais do que uma festa, a Literaltinha se consolidou como uma importante ação de valorização da literatura infantil e incentivo à formação de novos leitores. Durante os dois dias de evento, as crianças participaram de contação de histórias, apresentações teatrais, oficinas de confecção de pipas — com 500 pipas distribuídas gratuitamente — e soltando-as pelos céus de Vargem Alta, em um espetáculo simbólico de imaginação e liberdade. Picolés e algodão-doce também fizeram parte da alegria da criançada.
As escolas destacaram o impacto positivo do evento no ambiente educacional, fortalecendo o vínculo entre literatura e aprendizado. A participação ativa dos alunos mostrou que a leitura pode ser uma experiência viva, coletiva e encantadora.
Entre as atrações literárias, o bate-papo com autoras capixabas e nacionais foi um dos pontos altos. A escritora Elysanna Louzada, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis, ressaltou que “a literatura infantil é fundamental para a formação humana. Muito além de divertir, ela contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, ajudando-as a compreender o mundo e a si mesmas.”
Ela também destacou que seus livros trabalham temas ligados às emoções, autoestima e superação. “O ‘Bosque das Emoções’ fala sobre sentimentos representados por borboletas, e em ‘Eu sou o Galo’ apresento personagens que superam desafios, incentivando a autoconfiança dos pequenos.”
A escritora e contadora de histórias Silmara Callegari também marcou presença e destacou a importância de iniciativas como a Literaltinha: “Investir em leitura é investir no futuro. Uma criança que lê, torna-se um adulto que pensa, cria e transforma. A arte amplia nosso mundo e nos faz enxergar infinitas possibilidades.”
A programação musical completou o encanto do evento, com apresentações de Brincariar, Banda da Flor e Jurassic Kids, que levaram ao palco shows lúdicos e interativos, repletos de poesia, música e diversão para o público infantil.
A Literaltinha é uma realização da Tangerinas do Deserto Produções, em parceria com a Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio do Funcultura, Secretaria da Cultura do Espírito Santo, Lei Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Encerrando com chave de ouro, o evento já deixou uma grande expectativa para o próximo ano: estão confirmadas a 3ª edição da Literaltinha e a 4ª edição da Literalta, fortalecendo ainda mais o calendário cultural de Vargem Alta, contribuindo para formação de leitores, incentivando à cultura e o desenvolvimento humano por meio da arte e da literatura.
![[Vargem Alta] 2ª Literaltinha encanta e reforça o poder transformador da literatura infantil](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/sdgsd-1.jpg)


![[Marataízes] Município recebe selo “Sala Diamante” pelo bom atendimento ao empreendedor](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/4eda7581-d3d8-472a-8b08-27e5d6a0d07f-350x250.jpg)
![[Muniz Freire] Caixa libera Saque Calamidade para atingidos pelos temporais de novembro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6f8e5e42-a2a2-455d-bc79-3f3442e8b414-350x250.jpg)



