O prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, esteve na sede da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), na última quarta-feira (09), onde iniciou tratativas para modificações no convênio entre Prefeitura de Vargem Alta e Governo do Estado do Espírito Santo, no âmbito do Programa Estadual de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias), que instalará biodigestores em propriedades rurais visando a preservação dos mananciais hídricos o município.
O prefeito expôs a dificuldade da Prefeitura de Vargem Alta em arcar com os altos custos para a instalação dos biodigestores durante reunião com o diretor-presidente da Agência, Fábio Ahnert, o coordenador do programa Probacias, Ricardo Valory, e com a diretora administrativa e financeira da Agerh, Solange Malta.
No acordo inicial, a Prefeitura ficaria responsável pela instalação dos equipamentos, num valor de aproximadamente R$1,3 milhão, mas, após a reunião, o Governo do Estado, por meio da Agerh, se comprometeu com a instalação nas propriedades localizadas em Guiomar, Richimond, São Benedito e Alto Boa Vista.
Agora o processo corre internamente na Agerh para adequação do convênio e licitação de empresa para realização do serviço. A expectativa é que as instalações se iniciem em fevereiro de 2023.