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Vargem Alta recebe prêmio Educar 2022 pelo projeto “No chão da escola quilombola (…) de Pedra Branca”

Redacao by Redacao
26 de outubro de 2022
Vargem Alta recebe prêmio Educar 2022 pelo projeto “No chão da escola quilombola (…) de Pedra Branca”

Foto divulgação Ascom / PMVA

C O M P A R T I L H E

O município de Vargem Alta recebeu o Prêmio Educar 2022 promovido pela Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, pela realização do projeto intitulado “No chão da escola quilombola: o (re)significar do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Educação Básica Pedra Branca”.

O projeto foi coordenado pela professora, Janete Vilela da Paschoa, que desenvolve estudos afro-brasileiros e africanos em parceria com Michele de Oliveira Sampaio, secretária de Educação do município.

Desde o início do ano passado, ações, projetos e pesquisas com enfoque antirracista e com objetivo de promover a implementação da Lei nº 10.639/03 têm sido realizados pela Secretaria de Educação e levado para apresentação e discussão em Seminários/Eventos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O município é participante da pesquisa “Políticas Afirmativas na Região do Caparaó-ES: processo de implantação e implementação da Lei nº 10.639/03 nas redes municipais de ensino”, sob a coordenação e a responsabilidade da Professora Orientadora Dra. Marileide Gonçalves França da Universidade Federal do Espírito Santo.

Neste ano, o CEERT abriu o edital para inscrição de projetos para o Prêmio Educar 2022, que premia há 20 anos iniciativas pioneiras com o objetivo de identificar, apoiar e difundir boas práticas pedagógicas e de gestão escolar que promovam a equidade racial e de gênero e concretizar com qualidade o direito ao pleno desenvolvimento escolar de crianças, adolescentes e jovens negros/as, brancos/as, indígenas e de outros grupos étnico-raciais. O projeto inscrito passou por uma rigorosa seleção, onde houveram mais de 700 inscritos das cinco regiões do país.

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Janete e Michele são pesquisadoras na área na educação escolar quilombola e educação das relações étnico-raciais, com pesquisas de mestrado realizadas na comunidade quilombola Pedra Branca. “Nossas ações surgiram a partir de olhares que, juntos, produziram novos conhecimentos, impulsionaram desconstruções necessárias e nos permitiram (re) significar o Projeto Político Pedagógico de uma forma que poderá reverberar outras ações, outros olhares e outras possibilidades de uma educação igualitária e antirracista”, destacou a secretária.

O objetivo principal do projeto foi promover a construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que contemplasse as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, ressignificando o documento da escola e incorporando a própria história da comunidade Quilombola em que a escola está situada.

Esse movimento impulsionou outras ações como a realização de um concurso de Boas Práticas e Experiências Pedagógicas para a Educação das Relações Étnico-Raciais, que já está na segunda edição, incentivando as escolas rede municipal de ensino a apresentarem projetos desenvolvidos no âmbito escolar que tratam da implementação da Lei nº 10.639/03 e que tenham como objetivo a realização de práticas antirracistas.

A premiação também contempla a aquisição de equipamentos para a escola, elegíveis numa listagem fornecida pelo Centro de Estudos, dentro do valor de R$ 10.000,00 e um kit de livros na temática da equidade racial de gênero na educação básica. Para a secretária de Educação, muito ainda precisa ser feito pela escola de Pedra Branca e (re)significar os documentos norteadores da escola é um importante passo que se dá em busca de promover uma educação duradoura e significativa.

Tags: EDUCAÇÃOESCOLAS MUNICIPAISPRÊMIO EDUCARPROFESSORESVARGEM ALTA (ES)

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