Com o tema “Esporte em movimento: o essencial é invisível aos olhos”, o Dicastério para a Cultura e a Educação promove o concurso internacional de fotografia, no âmbito do Jubileu do Esporte 2025, cujo lema geral é “Esperança”.
Destinado a jovens com menos de 25 anos, o concurso premiará 13 fotografias, sendo uma delas na categoria “Esporte e Esperança”, e três em cada uma das seguintes categorias: “Esporte e Família”, “Esporte e Ecologia”, “Esporte e Deficiência” e “Esporte e Política”.
As fotos precisam ser inéditas, tiradas depois de 2020 e não podem ser modificadas com uso de inteligência artificial. As fotografias deverão ser enviadas para o e-mail [email protected].
Vencedores se encontrarão com o Papa
As fotos vencedoras serão divulgadas no dia 14 durante o Jubileu do Esporte. Os vencedores serão apresentados ao Papa, visitarão os Museus do Vaticano e terão suas fotos divulgadas pela mídia vaticana.
“O objetivo do concurso é unir três palavras que nem sempre estão tão próximas como deveriam: esporte, juventude e arte”, explicou o cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação.
A iniciativa propõe-se como “uma plataforma artística a fotografia mediante a qual os jovens podem ter esperança por meio do esporte, vivendo-o como lugar de esperança”, manifestando também “a sua dimensão educativa, a aposta na unidade entre cultura e educação”.
A participação é gratuita e aberta a todos, inclusive não profissionais. Informações adicionais e regras gerais do concurso podem ser obtidas no site do Dicastério para a Cultura e a Educação: www.dce.va.
Serviço:
Concurso de Fotografia “Sport in Motion – O essencial permanece invisível aos olhos”
Tema: Fotografia e Esperança
Inscrições: até 30 de abril
Participação: Jovens de até 25 anos
Mais informações: www.dce.va
Jubileu da Esperança
A cada 25 anos, a Igreja celebra um jubileu, período marcado pela reconciliação, perdão e renovação espiritual. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu 2025 será uma oportunidade para todos os católicos celebrarem a misericórdia de Deus.
O Ano Santo na Igreja foi aberto no dia 24 de dezembro, quando o Papa Francisco abriu a Porta Santa na Basílica de São Pedro. No sul do Espírito Santo, a abertura do Jubileu começou na Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), em Cachoeiro de Itapemirim, às 08 horas, com a concentração das paróquias e o rito de abertura do Jubileu e, em seguida, os fiéis e o clero caminharam, em peregrinação, até a Catedral de São Pedro, levando à frente a cruz – um dos símbolos do Jubileu.
Fonte: Diocese de Cachoeiro