No 55º Mapa de Risco Covid-19, anunciado pelo governo do Espírito Santo nesta sexta-feira (14), Cachoeiro de Itapemirim continua no grau de risco alto de segunda-feira (17) a domingo (23).
Confira como funcionam as atividades econômicas e os serviços da Prefeitura:
Atividades econômicas
Não há restrições de horários para atividades consideradas essenciais (supermercados, farmácias, padarias).
Comércio de rua
O comércio de rua pode abrir das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.
Shoppings e centros comerciais
Shopping centers, galerias e centros comerciais, incluindo as suas praças de alimentação, podem funcionar de segunda a sexta, por 8 horas diárias, com atendimento presencial até 20h, e aos sábados, por 4 horas diárias, com atendimento presencial até as 16h.
Alimentação
Restaurantes, pizzarias, casas de lanche noturnas e similares podem funcionar com atendimento presencial de segunda a sexta, das 11h às 21h – último pedido às 20h30 – e aos sábados, das 10h às 16h. Lanchonetes estão autorizadas a abrir de segunda a sexta, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. Bares não podem funcionar com atendimento presencial. Todos os estabelecimentos podem funcionar com delivery, sem restrição de horários.
Academias
Academias de esporte com área igual ou superior a 300 m² devem respeitar o limite máximo de 20 alunos por horário de agendamento. Ficam permitidas as atividades não aeróbicas de baixo impacto, com distanciamento social e uma pessoa por 15 m².
Escolas
Nas escolas, podem ter aulas presenciais apenas as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), seguindo os protocolos de segurança.
Não podem funcionar
Eventos sociais e corporativos não estão autorizados, assim como música ao vivo nos estabelecimentos de alimentação. Também não podem funcionar cinemas, teatros e casas de show e de promoção de eventos.
Transporte de passageiros
O transporte público coletivo municipal opera de segunda-feira a sábado, a partir das 5h. O transporte individual de passageiros por táxi ou aplicativo pode trafegar com, no máximo, dois passageiros no banco traseiro, disponibilizando produtos de higienização aos clientes e com as janelas abertas.
Mais informações sobre medidas restritivas no risco alto podem ser conferidas no guia preparado pelo governo estadual e disponível em www.es.gov.br.
Atendimentos da Prefeitura de Cachoeiro
Confira os atendimentos da Prefeitura de Cachoeiro, por área, durante o risco alto para Covid-19:
Saúde
Todos os serviços da rede municipal de saúde funcionam normalmente.
Educação
As atividades presenciais para alunos da rede municipal de ensino estão voltando gradualmente. Na última quarta-feira (12), as turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental foram as primeiras a retornarem para as salas de aulas.
A Secretaria Municipal de Educação está adotando o modelo híbrido de ensino, em que os estudantes alternarão uma semana com aulas presenciais e uma semana com ensino remoto, levando em conta um revezamento de turmas. No revezamento dos alunos, os que não estiverem em aula presencial poderão acompanhar as aulas de modo remoto, por meio de atividades postadas, na plataforma Google Sala de Aula, ou de material impresso, retirado na escola, para os que não possuem acesso à internet.
As demais turmas da rede municipal voltaram para as aulas presenciais de acordo com o calendário elaborado pela Seme: em 17 de maio, para as turmas de 4º e 5º anos (Grupo 2); em 24 de maio, para as turmas de 1º ao 3º ano (Grupo 1); em 31 de maio, para as turmas de 1º ao 3º ano (Grupo 2); em 07 de junho, para as turmas de Pré-I e Pré-II (Grupo 1); em 14 de junho, para as turmas de Pré-I e Pré-II (Grupo 2); em 21 de junho, para as turmas de Maternal III e IV (Grupo 1); em 30 de junho, para as turmas de maternal III e IV (Grupo 2); em 5 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 1) e em 19 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 2).
Segurança
A Guarda Civil Municipal trabalha de forma normal. A Defesa Civil também pode ser acionada, a qualquer hora, pelo telefone de plantão: (28) 98814-3497 e, de segunda a sexta, das 8h às 14h, pelo telefone 199.
Manutenção, limpeza e cemitério
A coleta de lixo funciona regularmente. Há funcionários, em regime de escala, atuando no cemitério municipal do Coronel Borges. Eles atendem das 7h às 17h e, depois desse horário, há um servidor de plantão na capela mortuária.
Ouvidoria Geral
A Ouvidoria Geral do Município só está com o atendimento presencial suspenso. O setor recebe solicitações de serviços, pedidos de informação e outras manifestações por meio dos telefones 156 e 3155-5237, do aplicativo de celular “TodosJuntos”, do site www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral, do e-mail: [email protected] e do WhatsApp (98814-3357). Os atendimentos telefônicos e por WhatsApp são feitos das 7h às 17h, de segunda a sexta.
Disk Aglomeração
O Disk Aglomeração atende, em qualquer dia, no horário das 7h às 17h, pelo telefone 153. O serviço também tem canais digitais que podem ser acessados a qualquer hora. São eles: o aplicativo de celular “Todos Juntos”, o Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), a página Cachoeiro Online (www.cachoeiro.es.gov.br/online) e o WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552, opção 1).
Urbanismo e mobilidade
Na Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, o atendimento ao público é feito mediante agendamento prévio, feito pelo número 3155-5374, nos dias úteis, das 10h às 16h. Serviços como licença para construção, habite-se, termo de referência para EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) e consulta aos índices urbanísticos estão disponíveis no portal processos.cachoeiro.es.gov.br. Os agentes de trânsito estão nas ruas e podem ser acionados pelo telefone 190 (Ciodes).
Rotativo
O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Secretaria de Fazenda
A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) fará atendimentos presenciais marcados pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br.
Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h, em três locais: na rua Resk Salim Carone, nº 34, Gilberto Machado (atrás da rodoviária); na sede da Semfa, localizada na Vinte e Cinco de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro; e no Núcleo de Atendimento do Produtor Rural, situado no Pátio do Fórum de Cachoeiro, no bairro Independência.
Demais atendimentos, que não constam como opção na marcação on-line, prosseguem sendo prestados pelos telefones (28) 3522-6391, (28) 3522-6457 e (28) 3155-5230. Aos contadores, continua disponível o e-mail: [email protected].
Procon
Os atendimentos para registro de reclamações no Procon seguem sendo feitos por telefone, das 12h às 17h.
O atendimento presencial, na sede do órgão, é restrito para quem deseja fazer protocolos de defesa, verificar respostas ou cargas processuais (neste último caso, é necessário fazer um requerimento pelo telefone, com 24h de antecedência). É atendida apenas uma pessoa por vez, seguindo todas as medidas de segurança necessárias.
Telefones do Procon: (028) 3155-5262 | (028) 3155-5276 | (028) 3511-5510 | (028) 3155-5408 | (028) 3511-5503 | (028) 3515-1228 | (028) 3251-1827 | (028) 3522-1201.
Agersa
Na Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, os atendimentos presenciais estão suspensos. Para acionar o órgão, é preciso entrar em contato por meio do telefone (28) 99917-3262, em dias úteis, das 12h às 18h. Outras opções são o e-mail [email protected] ou o site agersa.es.gov.br.
Desenvolvimento Econômico
Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), os atendimentos também estão sendo feitos de forma remota, pelo telefone 3155-5223, em dias úteis, das 12h às 18h.
O agendamento para emissão da Carteira Nacional do Artesão segue sendo realizado, das 12h às 18h. É preciso ligar para o telefone acima ou enviar e-mail ([email protected]) para marcar um horário para o teste de aptidão realizado na sede da secretaria, localizada no Museu da Ciência e da Tecnologia, no bairro Coronel Borges.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor realiza atendimento presencial em dias úteis, das 10h às 18h, pelo telefone 3155-5292 e por e-mail ([email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected] e [email protected]).
Os atendimentos referentes ao programa Nossocrédito são feitos em dias úteis, das 10h às 18h, pelos e-mails [email protected], [email protected] e [email protected] e pelo telefone: 3522 4445.
Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz atendimentos presenciais, das 10h às 16h, na Sala do Empreendedor, mediante agendamento pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br.
Espaços culturais
Os espaços culturais do município estão fechados. O setor administrativo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo funciona, em dias úteis, das 12h às 18h, com atendimento presencial, feito por agendamento pelo e-mail [email protected] e pelos telefones 3155-5309 ou 3155-5221.
Esporte e lazer
O público pode frequentar os espaços públicos de esporte e lazer abertos, como praças, mantendo os protocolos preventivos. As academias públicas e núcleos de qualidade de vida da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) estão retomando as atividades orientadas gradualmente. Para saber como participar, entre em contato pelo telefone 3155-5616.
Agricultura
As Feiras Livres da Agricultura Familiar estão funcionando: às terças e sextas, das 17h às 19h, na Ilha da Luz; às quartas, das 5h às 9h, no largo da Matriz Velha (rua Dom Fernando), bairro Independência; aos sábados, em frente ao Ginásio de Esportes do bairro Nova Brasília, das 5h às 9h; e às quintas, das 16h às 19h, na praça localizada na avenida Cristina Dias Lopes, no Gilberto Machado.
A Secretaria Municipal de Agricultura atende, em dias úteis, das 8h às 16h, pelos telefones 3521-1963, 3521-1385 e 3521-1147. Na unidade da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa Sul), o pavilhão de lojas funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, e os dias de mercado são as segundas e as quintas.
Assistência social
Funcionam nos dias úteis, de 8h às 17h: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o Conselho Tutelar e a Central de Benefícios.
Já o apoio administrativo, responsável pela gerência de recursos humanos e financeiro, funciona das 9h às 18h, e os Conselhos Tutelares, das 8h às 14h, por escala. O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) continua funcionando das 8h às 20h; o Banco de Alimentos, das 7h às 16h, e serviços de acolhimento, 24h.
Estão suspensos serviços prestados pelo Centro de Convivência Vovó Matilde e serviços de fortalecimento de vínculos dos idosos.
Serviços de assistência social:
– Acessuas Trabalho:
Endereço: rua Vinte e Cinco de Março, 692 – Centro – Cras, no 2º andar
(28) 3155-5372
– Banco de Alimentos
Endereço: rua Moisés Campos Pancini, S/N – Aeroporto
Telefone: (28) 3521-9114
– Central de Benefícios
Endereço: rua Dona Joana, no imóvel da esquina com a praça São João, no Centro
Telefone: (28) 3155- 5235
– Centro POP (Espaço Vida)
Endereço: rua Deodoro da Fonseca, nº 98, no bairro Independência
Telefone: (028) 3521 – 1922
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Endereço: rua Vinte e Cinco de Março, 692 – Centro
(28) 3511-1616 (coordenação)
(28) 3517-9636 (medidas socioeducativas)
(28) 3521-1922 (pessoas em situação de rua)
(28) 3155-5303 (violação de direitos)
– Centros de Referência de Assistência Social (Cras):
Alto União
Endereço: Rua José Olímpio Gomes, 614-722
Telefone: (28) 3155-5413
.Jardim Itapemirim
Endereço: Rua Aryo Sardemberg, 01
Telefone: (28) 3155-5329
.Village da Luz
Endereço: Rua Pedro Pereira, s/n
Telefone:(28) 3155-5259
.Zumbi
Endereço: Rua Maria Dolores Santana
Telefone: (28) 3526-7880
.Distrito de Burarama
Endereço: Rodovia João Zago, s/n
Telefone: (28) 3539-3014
.Distrito de Itaoca
Endereço: Rua Braz Vivácqua, s/n
Telefone: 3522-9535
.Rui Pinto Bandeira
Endereço: Rua Apóstolo Mateus (Estação Cidadania – Cultura)
Telefone: 3526-8717
– Conselho Tutelar
Regional I
Endereço: Rua Ronilson Rodrigues, 19 – Monte Cristo.
Telefone: (28) 3526-8751 / (28) 98814-3507 (plantão 24h)
Regional II
Endereço: Rua Joubert Alves Ayub, 48/50 – Ilha da Luz
Telefone: (28) 3155-5284 / 5002 / (28) 98814-3515 (plantão 24h)
– Sede e gerências
Endereço: Rua Joubert Alves Ayub, 48/50 – Ilha da Luz
Telefone: (28) 3522-2212