O vereador Valmir Santiago (UB), presidente da Câmara Municipal de Guaçuí, denunciou na sessão ordinária do Legislativo Municipal de ontem, segunda-feira (8), que as crianças do Abrigo “Silvia Riva”, localizado no município, não estão tendo o tratamento adequado pelo poder público municipal.
Móveis deteriorados e até mesmo a falta de alimentos foram apresentados pelo vereador durante a sessão como justificativa para uma possível denúncia ao Ministério Público. Em vídeo, o presidente do Legislativo mostrou aos seus pares sofás rasgados e a falta de camas no local.
“Colchões no chão, sem nada forrando o chão para proteger da friagem (…) sem leite para as crianças, sem legumes, sem verduras, quero saber qual é o problema, porque existe uma secretaria responsável pelo abrigo”, apontou Valmir. A Prefeitura nega a falta de alimentos no abrigo (ver nota “O outro Lado”, abaixo).
Vereador Julinho Tererê (Republicanos) fez coro com o presidente. “Abrigo existe para proteger as crianças de maus-tratos. Será que isso vai ficar assim, é uma vergonha para a secretaria de Ação Social (…) Temos que levar ao conhecimento do Ministério Público”, acrescentou.
Já o edil Nelsinho Salvador (PP), foi mais incisivo: “Termos que abrir as cortinas e mostrar a podridão deste governo. Estou perplexo, sem saber o que dizer”, desabafou, referindo-se ao Executivo Municipal, que tem à frente o prefeito Marcos Luiz Jauhar.
Também se manifestaram pela apuração das denúncias, inclusive defendendo a convocação da secretária de Assistência Social, Karla Valentin, para dar explicações à Casa, os vereadores Vitão (PDT), Wanderley Moraes (UB), Aroldo Montoni (UB) e Renato Nogueira (Cidadania).
Wanderley lembrou que em passado recente os vereadores estavam proibidos de entrar no abrigo. “Tem responsabilidade compartilhada, entendo que essa Casa tem que fiscalizar”, defendendo tanto a convocação da secretária da Pasta de Assistência Social quanto da pessoa responsável pelo abrigo.
O outro lado
A reportagem do PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS conversou com a assessoria de imprensa da Prefeitura, que enviou a seguinte nota: “Segundo a Secretária de Assistência Social, Karla Valentin, em relação ao que foi dito durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, a Secretaria de Assistência Social já está providenciando a compra de novos móveis já há alguns meses. Em relação a falta de alimentos, a afirmação é inverídica, o estoque encontra-se abastecido (foto abaixo).
Tem vereador jogando contra o município?
Ainda na sessão desta segunda-feira (8), os vereadores cobraram explicações do prefeito Jauhar sobre supostas declarações dando conta de que vereadores do município estariam pedindo aos parlamentares da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal para não alocarem recursos de emenda parlamentar para a Prefeitura de Guaçuí.
O presidente da Casa, Valmir Santiago, informou que vai pedir por ofício para que o prefeito deixe claro qual seria o vereador que pediu a um deputado para não trazer emendas para o município. “Vereadores estão buscando recursos (…) temos que ter a responsabilidade com o trabalho desenvolvido pelos vereadores. Você não pode sair e ir para a Assembleia ou a Câmara para prejudicar o município”, disse.
Outros vereadores também disseram que vão apoiar Valmir na iniciativa. “Vou assinar junto com vossa excelência” e “também comungo com seu pensamento, tem que ser esclarecido (…) está tentando caluniar todos os vereadores sem citar nome. Não quero ser acusado daquilo que não estou fazendo” disseram Vitão e Nelsinho Salvador, respectivamente.
A Prefeitura não se manifestou sobre a suposta declaração do prefeito.