Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (15), no Jaraguá Tênis Club, em Cachoeiro de Itapemirim, o governador Renato Casagrande assinou a Ordem de Serviço no valor de R$ 100 milhões para execução da segunda fase das obras do Hospital do Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (Unacon).
A nova unidade será construída em um terreno anexo ao Hospital Evangélico (HECI), no bairro Nossa Senhora da Penha, e o investimento total previsto é de R$ 263,3 milhões, incluindo a contrapartida do HECI.

Em seu discurso, o governador fez um breve resumo do atual mandato à frente do Executivo Estadual. “Governamos, eu e o vice-governador Ricardo Ferraço, com ritmo e rumo, hoje nosso estado está entre as os melhores do país em todos os quesitos avaliados”, disse.
Sobre o novo hospital, Casagrande foi enfático: “O Hospital Evangélico de Cachoeiro é um orgulho para os capixabas, é gratificante ver o brilho nos olhos das pessoas que procuram o atendimento público e perceber que estamos conseguindo oferecer estrutura e qualidade no serviço”, afirmou.
Para o deputado Dr Bruno Resente, que também presta serviços médicos no HECI, a chegada dos recursos representa “um sonho não apenas de uma pessoa, mas de todo o Espírito Santo”. O deputado, que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal em outubro, também lembrou da importância do setor de saúde capixaba ter representatividade no cenário político nacional.
Ver vídeos ao final da matéria

No total, mas de 200 pessoas prestigiaram o evento, que contou com muitas lideranças políticas e empresariais da região. Estiveram presentes o prefeito interino de Cachoeiro, Júnior Corrêa; a primeira-dama Norma Ayub; o presidente do HECI, Jackson Júnior; o superintendente do HECI, Wagner Medeiros; os deputados estaduais Dr Bruno Resente (União) e Allan Ferreira (Podemos); o secretário estadual de Turismo, Victor Coelho; o presidente do Centrorochas, Tales Machado; o presidente da Selita, Rubens Moreira; e os prefeitos Toninho Bitencourt (Marataízes), Geninho Alves (Itapemirim), Léo Português (Anchieta), José Valério (Jerônimo Monteiro), Dito Silva (Muniz Freire) e Helinho Lima (Atílio Vivácqua).
Marco Histórico
Com a conclusão da segunda etapa, o Hospital do Câncer ampliará a capacidade de atendimento em toda a macrorregião Sul, beneficiando cerca de 700 mil habitantes. O projeto prevê a criação de 100 novos leitos clínicos e cirúrgicos, o que representa mais de três mil diárias hospitalares por mês, além da implantação de um pronto atendimento oncológico 24 horas.
A unidade contará ainda com novos equipamentos de diagnóstico por imagem, como ultrassom, tomografia e ressonância magnética, além de estacionamento com 400 vagas. A previsão é de que as obras sejam concluídas até setembro de 2027.
Confira o que disseram as principais autoridades presentes:
Renato Casagrande
Júnior Corrêa
Dr Bruno Resende
Wagner Medeiros
Jackson Júnior
Norma Ayub










