O prefeito de Afonso Cláudio, Edélio Guedes (MDB), foi acusado de agredir um jornalista na recepção da prefeitura do município na manhã desta quinta-feira (16).
O caso foi registrado na delegacia da cidade e a Polícia Civil está apurando a denúncia. O homem que é agredido pelo político é o jornalista Nilton César Effgen, que é dono de um jornal em Afonso Cláudio. Ele conta que tentava entrevistar o prefeito por conta de um conflito entre ele e o vice-prefeito da cidade, Joadir Dettman (sem partido).
Prefeito eleito
Edélio havia se licenciado do cargo no último dia 6 de janeiro, assumindo em seu lugar o vice-prefeito, que ficaria até o dia 20 de janeiro. No entanto, Joadir, durante o período que ficou como prefeito interino, exonerou a procuradora-geral do município, o que teria desagradado o prefeito eleito, que retornou ao cargo na última terça-feira (14).
Ao ser questionado sobre o caso, Edélio criticou o repórter e avançou sobre ele. Imagens do videomonitoramento da prefeitura mostram o prefeito empurrando Nilton e sendo contido por outros servidores.
“Não tenho nada contra o prefeito, só queria saber porque ele voltou para o cargo antes do período que ele mesmo definiu. A reação dele foi muito negativa, ele começou a me xingar e questionar meu trabalho. Foi o momento que eu comecei a gravar. Eu estava na recepção, em uma área aberta da prefeitura. Não tentei invadir o gabinete e nem nada. Ele veio para cima de mim, querendo me dar um soco. Sou jornalista há 18 anos, tenho um perfil polêmico nas minhas redes e no programa de rádio que faço, mas sempre tratei todos com respeito. Para mim, o que dói mais é essa agressão à imprensa. Fui lá como um representante do povo, não entendo por que ele agiu assim”, conta o jornalista.
Polícia Civil
A confusão foi transmitida ao vivo nas redes sociais de Effgen. Ele registrou então um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Afonso Cláudio. Em nota, a Polícia Civil informa que o caso está sendo apurado e mais informações não vão ser divulgadas então para não atrapalhar o andamento da investigação.
O prefeito Edélio Guedes se manifestou então por meio de nota. “Com relação a suposta agressão, o prefeito Edélio nega que tenha ocorrido. Na verdade, houve uma discussão acalorada, onde o Nilton Cesar afrontava o prefeito com palavras e acusações inverídicas e o mesmo, ficou irritado naquele momento. Essas agressões verbais, que em seu jornal são corriqueiras, trazem desconforto em toda administração”, respondeu afinal a assessoria de imprensa do prefeito.
Sobre seu retorno ao cargo, Edélio explica, por nota, que “não retornou por conta da exoneração da procuradora-geral do município”, mas também não aponta o que o motivou a voltar antes do prazo por ele definido. Fonte: A Gazeta