por Tiago Rocha / dahoraes
Parece que a chuva que atingiu o município de Vargem Alta-ES no dia 03 de janeiro e causou destruição em diversas comunidades retornou 14 dias depois ainda mais intensa. Desde às 17h00 horas desta sexta-feira (17) a cidade está sendo castigada por uma chuva intensa e os sinais de destruição, aos poucos, são compartilhados pelos moradores de diversas comunidades através das redes sociais.
Em Taquarussu, que foi uma das comunidades mais afetadas pelo temporal do dia 03 de janeiro, a chuva desta sexta-feira voltou a causar destruição. A mesma ponte levada pelas chuvas do dia 03 de janeiro, que liga a comunidade à localidade de São Braz e havia sido refeita de forma paliativa pela Prefeitura, próximo a uma oficina na localidade, foi levada pela força d’água novamente, e, numa estrada da comunidade, um vídeo mostra que a via se transformou num rio.
Na comunidade de Beira Rio, o Rio Fruteiras transbordou, o que obrigou moradores a deixarem suas casas e deslocarem veículos para a parte mais alta da região. Há relatos que a água invadiu algumas casas. Em Pombal de Cima, outro local bastante afetado pelas chuvas do início do ano, a reportagem não recebeu informação se há destruição ou risco causado pelo temporal.
Na sede do município, a preocupação é com o nível do Rio Novo, que transbordou próximo à avenida Tuffy David, na área do Parque de Exposições Lair Alvarenga, e invadiu algumas casas. No distrito de Jaciguá, próximo a ponte de ferro, moradores foram surpreendidos com a rápida elevação do rio que também invadiu casas na região. Tanto o Rio Novo quanto o Fruteiras estão bem acima do nível normal e como a chuva ainda é intensa, o nível dos rios podem subir ainda mais.
A reportagem tentou entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone celular do órgão e também via telefone do seu coordenador no município, Nilson Reis, mas ambos os números estavam fora da área de cobertura, estando possivelmente atendendo as demandas nas comunidades, onde não há sinal de celular.