O piloto Octavio Schneider Queiroz, de 68 anos, estava acompanhado da namorada, Lucimara Poleto. Eles retornavam de Guarapari-ES quando o acidente aconteceu
Câmeras do Aeroclube do Espírito Santo registraram o momento da queda de um helicóptero, na manhã desta quarta-feira (6), no bairro Riviera da Barra, Vila Velha. É possível ver a aeronave desgovernada caindo em uma área de mata.
Duas pessoas – piloto e passageira – morreram. O piloto Octavio Schneider Queiroz, de 68 anos, estava acompanhado da namorada, Lucimara Poleto. Eles retornavam de Guarapari quando o acidente aconteceu. Ainda não se sabe o que provocou o acidente. A aeronave ficou completamente destruída.
O gerente de segurança operacional do Aeroclube, Marcos Nacif, contou que Octavio era engenheiro e responsável técnico pela oficina de manutenção do aeroclube. “Ele está com a gente há dezenas de anos. A vida dele era no aeroclube. Teve aeronaves e posteriormente fez curso para pilotar helicóptero e voava há muitos anos”.
Segundo Nacif, após analisar as imagens do acidente, equipe do Aeroclube acredita que a queda do helicóptero aconteceu por problemas técnicos. Ele explica que mesmo que o motor da aeronave pare de funcionar, é possível pousar, fazendo com que dispositivo de autorrotação libera a hélice, assim o peso do helicóptero a movimenta e assim é possível pousar.
“É uma especulação, mas acreditamos que ele estava acima da cabeceira do pouso, quando o helicóptero dá uma guinada e ele faz um movimento como se fosse uma freada para suspender o nariz da aeronave, mas estava com muita velocidade e acaba caindo na mata. Pode ser que ele tenha feito uma manobra tardia e estava já em uma velocidade alta. O que é indiscutível é que foi um problema técnico”, frisou Nacif.
Veja por outro ângulo
fonte: es360/ portaldenoticias24horas