Em apenas dois dias de ação inclusiva e inédita no Estado, a Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), distribuiu 609 abafadores de som a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que elas possam acompanhar as celebrações de Réveillon na cidade.
O objetivo é minimizar o impacto do barulho dos fogos de artifício, mesmo sendo de baixo ruído, como acontece pelo terceiro ano consecutivo. Ao todo, estão sendo disponibilizados 1.000 abafadores de ruídos. Para retirar o equipamento, é necessário apresentar a carteirinha de autista, de qualquer município, ou laudo médico.
Na última segunda-feira (23), a Amaes entregou 309 abafadores. Desse total, 81% contemplaram moradores de Vila Velha e 19% foram para crianças e jovens residentes nos demais municípios da Região Metropolitana.
Nesta quinta-feira (26), segundo dia da ação, 110 pessoas compareceram na Apae de Vila Velha para retirar os equipamentos. Na Unidade de Saúde de Barramares outros 190 abafadores foram entregues.
Inclusão
“Nossa gestão, focada em garantir cada vez mais a inclusão de todos, viabilizou uma parceria inédita no Estado para permitir que crianças e jovens autistas possam acompanhar o espetáculo de fogos em Vila Velha. A entrega, em apenas dois dias, dos mais de 600 abafadores de som, superou nossas expectativas”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.
O prefeito informou ainda que os 1.000 abafadores de ruído não tiveram custo para o município. “A empresa Vision Show Fireworks, que ganhou a licitação para fazer o espetáculo de fogos na cidade, possui uma campanha nacional e distribuiu os equipamentos para a Amaes e a Apae de Vila Velha. A prefeitura disponibilizou o apoio logístico para entregar os abafadores às instituições”, disse.
Diante da grande procura, a secretária municipal de Assistência Social, Letícia Goldner, avalia que os abafadores devem acabar antes do esperado. “Estamos muito felizes com a repercussão positiva dessa iniciativa de garantir mais inclusão. Nossa programação prevê a entrega dos equipamentos até o dia 31, mas pode ser que, diante da elevada procura, os abafadores acabem ainda nesta sexta-feira (27)”, observou.
Confira as datas e os locais de distribuição:
– Amaes (R. Cabo Aylson Simões, 970 – Centro de Vila Velha): dia 23/12 até as 17h.
– Apae (R. Cabo Aylson Simões, 1050 – Centro de Vila Velha): 26 e 27/12, das 8h às 12h.
– Unidade de Saúde de Barramares (Av. Califórnia, s/n°): dias 26 e 27, das 7h às 17h.
– Antiga Câmara de Vereadores (Praça Frei Pedro Palácios, s/n° – Prainha): dia 30/12, das 9h às 19h.
No dia 31/12, das 15h às 18h:
– Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica;
– Calçadão, neta da avenida Jair de Andrade, em Itapuã;
– Calçadão, reta da avenida Champagnat, na Praia da Costa.
Queima de fogos silenciosos
A virada do ano em Vila Velha terá 16 pontos de queima de fogos, distribuídos entre 12 balsas posicionadas no mar e quatro locais na faixa de areia. O espetáculo, com fogos de baixo ruído, promete 14 minutos de show pirotécnico no mar e oito minutos nos pontos terrestres. As explosões, que podem atingir até 250 metros de altura, formarão figuras como estrelas e corações.
Os pontos na areia incluem Ponta da Fruta, Nova Ponta da Fruta, Praia dos Recifes e Barra do Jucu.