A etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2024, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho, premiou alunos da rede municipal de Vila Velha (ES), com destaque para cinco trabalhos nas categorias conto, música, desenho e poesia. O município concorreu com outros 13 municípios e obteve um 1º lugar, dois 2º lugares e dois 3º lugares, e agora segue para a etapa nacional.
O 1º lugar na categoria Conto, do Grupo 1, isto é, que abrange estudantes de 4º e 5º ano do ensino fundamental, foi conquistado por Daniella Bastos Sena, aluna da UMEF Dante Michelini, do bairro Planalto. O trabalho premiado na etapa estadual representará o Espírito Santo na fase nacional, que ocorrerá no dia 4 de dezembro, em formato virtual, com transmissão pelo canal TVMPT no YouTube.
O Prêmio MPT na Escola tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre temas como trabalho infantil, aprendizagem profissional, segurança e saúde nas escolas e no trabalho. Por meio de ações voltadas à comunidade escolar, busca transformar educadores em multiplicadores de conhecimento sobre essas temáticas, abordando a prevenção da exploração do trabalho infantil e a proteção do adolescente trabalhador, além de promover a segurança nas escolas.
De acordo com Juliana Coutinho, coordenadora do projeto MPT na Escola em Vila Velha, a iniciativa valoriza a dedicação de alunos, educadores e equipes pedagógicas, promovendo maior engajamento e conscientização sobre a prevenção de violações de direitos e sobre a segurança nas escolas.
“O prêmio reforça a importância desses temas e estimula para que sejam continuamente trabalhados em sala de aula durante o ano letivo. Essa participação ativa da comunidade escolar se reflete em uma mudança para uma cultura da prevenção e da segurança”, destacou.
Os vencedores receberam prêmios que incluíram aparelhos tecnológicos, como smartphones, smartwatches, headphones, caixinhas de som, entre outros.
Confira os destaques de Vila Velha no MPT na Escola 2024:
– 1º lugar (categoria Conto – Grupo 1): Daniella Bastos Sena, aluna da UMEF Dante Micheline, em Planalto.
– 2º lugar (categoria Música – Grupo 2): equipe da UMEF Paulo Mares Guia, em Cobilândia – composta por Anna Julya Martins Sampaio, Emilly Victória de Oliveira Themoteo, Nicoly da Silva Conceição e Vitória Nunes Pereira.
– 2º lugar (categoria Poesia – Grupo 3): Kamilly Victória de Oliveira da Silva, aluna da UMEF Juiz Jairo de Mattos Pereira, em São Torquato.
– 3º lugar (categoria Música – Grupo 1): equipe da UMEF Prefeito Vasco Alves, em Jabaeté – formada por Ana Carolina Oliveira Cipriano, Samuel Paiva Gomes, Wendelly Costa Evangelista e Vinicius dos Santos Curty.
– 3º lugar (categoria Desenho – Grupo 2): alunos Lívia Calderaro André e Marcos Venício Teixeira Benezolli, da UMEF Ofélia Escobar, em Aribiri.
Observação: GRUPO 1: Alunos(as) de 4º e 5º ano do ensino fundamental; GRUPO 2: Alunos(as) de 6º e 7º ano do ensino fundamental; GRUPO 3: Alunos(as) de 8º e 9º ano do ensino fundamental.