O Janeiro Branco é uma campanha nacional voltada para o alerta com os cuidados com a saúde mental e emocional da população por meio da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Em Vila Velha, o acesso aos serviços de saúde mental é realizado por meio de demanda espontânea, nas Unidades de Saúde.
Para o atendimento, o munícipe deve procurar a sua unidade de saúde de referência para o início do processo de acolhimento e avaliação, e, em seguida, a equipe multiprofissional definirá o tipo de atendimento mais adequado para cada caso, considerando a gravidade e a complexidade do quadro clínico.
Em geral, são priorizados os atendimentos em grupo, que permitem o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de habilidades sociais. No entanto, em casos específicos, pode ser indicada a terapia individual ou nos casos graves e persistentes o serviço do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), onde o munícipe será atendido por uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, médicos e auxiliares de enfermagem.
Grupos de apoio
Várias Unidades de Saúde de Vila Velha realizam atividades voltadas para crianças, adultos e idosos, em prol da manutenção da saúde mental como na Barra do Jucu, que promove uma abordagem terapêutica através da ioga e da arte, além de um espaço coletivo voltado para adolescentes interagirem e debaterem temas relacionados a problemas psicológicos.
Organização Mundial de Saúde
Questões relacionadas à saúde mental vêm sendo apontadas como os principais problemas de saúde enfrentados na atualidade. Dados do relatório global World Mental Health Day 2024 apontam que o Brasil é o quarto país mais estressado do mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde um em cada quatro brasileiros vai sofrer com algum transtorno mental ao longo da vida.