O investigador aposentado da Polícia Civil, José Maria Gagno Intra, de 56 anos, foi assassinado a tiros nesta terça-feira (7), na porta de um bar, em Ponta da Fruta, Vila Velha, próximo à casa onde morava.
Os disparos foram efetuados por Joberto Gil Cardoso, de 47 anos, horas de pois de receber o benefício da ‘saidinha temporária’ do Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, onde cumpre pena desde 2014 por haver estuprado uma menina de 14 anos de idade. O criminoso teve o direito de se ausentar da penitenciária por conta do Dia das Mães, que acontece no próximo domingo.

O investigador era irmão de João Batista Gagno Intra (PT), conhecido como Babá, que na tarde do mesmo dia do assassinato teve seu nome lançado como pré-candidato para disputar o cargo de prefeito de Vila Velha, em outubro de 2024, pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Verde (PV) e PT.
A Polícia Militar e equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Municipal de Vila Velha agiram rápido e prenderam em flagrante a atual esposa de José Maria, Elisângela Cardoso, com quem ele estava casado há menos de dois meses, e Joberto, irmão dela.
Os dois foram capturados na Rodovia do Sol e levados para o Plantão da Delegacia Regional de Vila Velha. Uma segunda mulher, também envolvida no assassinato e identificada apenas como Maria da Penha, está foragida.
De acordo com testemunhas, o policial José Maria chegou ao bar acompanhado de Elisângela. O assassino já estava no estabelecimento.
Joberto se aproximou da irmã Elisângela, que lhe entregou o revólver 38 do investigador aposentado, e começou a atirar. José Maria foi atingido com tiros no peito. Ele chegou sem vida à Unidade de Pronto Atendimento do bairro Riviera da Barrra, para onde foi socorrido.
O assassino tem ainda outras três condenações na Justiça: furto qualificado, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. A terceira mulher envolvida no assassinato também é irmã de Elisângela e Joberto.
Irmã de José Maria, a tenente da Reserva Remunerada da PM Margarida Gagno Intra, que trabalha na Guarda Municipal de Vila Velha, disse que o investigador estava aposentado por invalidez por conta de doença profissional.
Por isso, José Maria tinha transtorno bipolar. Recentemente, acrescentou a tenente Margarida, seu irmão conheceu Elisângela. Num momento de fragilidade, a moça convenceu José Maria a se casar com ela, com o registro do casamento feito em Cartório Civil. O casamento ocorreu há pouco mais de um mês.
José Maria (Foto) já teve outros relacionamentos anteriores e estava separado da primeira esposa há 20 anos, com quem teve filhos. Um deles, André Intra, lamentou a morte do pai. Para a família, o assassinato foi premeditado como forma de Elisângela se beneficiar da pensão deixada por José Maria com salário integral de investigador de Polícia Civil.
O caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha. O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo postou nas suas redes sociais uma nota de falecimento em hoemangem a José Maria Gagno, com informações sobre o velório e o enterro do aposentado. Veja abaixo:

Edição: Basílio Machado / Fonte: Blog do Elimar Côrtes
![[Vila Velha] Policial civil é assassinado por estuprador beneficiado com ‘saidinha’](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2024/05/eLIMARo.jpg)

![[Sul do ES] PF deflagra série de operações de combate ao abuso sexual infantojuvenil](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/policia-federal-pornografia-infantil-350x250.jpg)
![[Cachoeiro] PF e CGU deflagram operação em combate a fraude em licitação na prefeitura de Itacaré](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/dgsd-1-350x250.jpg)
![[Itapemirim] PRF apreende drogas e prende duas pessoas na BR-101](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/sdgsd-10-350x250.jpg)



