A 12ª edição da ArteSanto, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, começou na quinta-feira (13), na Praça do Papa, em Vitória, e segue até o dia 22 de setembro, com entrada gratuita. Com o tema “Ícones do artesanato”, o evento reune mais de 500 artesãos de diversas regiões do Brasil e deve receber cerca de 30 mil visitantes.
Realizada pela Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, a feira conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
De acordo com Guilherme Pella, analista do Sebrae/ES, 200 micro e pequenos negócios são diretamente beneficiados com espaços para expor e vender seus produtos. “Todo os anos, apoiamos a ArteSanto e, junto com a Aderes e a Feartes, buscamos oferecer a melhor experiência possível para os expositores e visitantes”, destacou.
No estande do Sebrae/ES, com 36 metros quadrados, estão expostos os trabalhos das mulheres de Aracruz que fazem parte do projeto Artebovis, desenvolvido na comunidade de Boa Vista, que produzem diversas peças com a planta taboa, e do Instituto Nós Mulheres, que reutiliza resíduos de madeira na confecção de artesanatos. Casacas de madeira, bordados, tapetes e outras criações estarão disponíveis para venda.
Expectativa
Um dos artesãos que está com grande expectativa para a feira ArteSanto é Juarez Domingos da Aparecida, 68 anos. Morador da Serra, ele fabrica os “Tapetes do Juarez” há mais de 30 anos, junto com sua esposa, Magda, e outros familiares.
“Nossos tapetes são sustentáveis e feitos em tear manual. Para o ArteSanto, estamos levando uma seleção de peças duráveis e bonitas, como tapetes para cozinha, sala e quarto, além de almofadas e outros itens que nossos clientes já conhecem e apreciam”, contou Juarez.
Participante do ArteSanto desde o início, o artesão afirma que a feira é uma grande oportunidade para fortalecer o artesanato capixaba e reencontrar os clientes. “Este mês, muitos clientes entraram em contato perguntando se estaríamos presentes nesta edição e aguardando novidades. O ArteSanto é essencial para muitos artesãos, pois várias famílias dependem do artesanato para viver. Eu, minha esposa, meu filho, meu irmão e outros familiares tiramos nosso sustento da produção dos Tapetes do Juarez.”
A feira
Este ano, a feira homenageia as tradições do Espírito Santo, como a Panela de Barro, patrimônio cultural do Brasil, a confecção da casaca, bonecas de palha de milho, fuxico, flores de concha e a renda de bilros. O legado indígena de Aracruz também estará presente, com cestas e artigos culturais. Os produtos terão preços a partir de R$ 5.
Ao menos 11 estados estão participando do ArteSanto deste ano, incluindo Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e o Espírito Santo.
Serviço
ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo
Data:13 a 22 de setembro
Local: Praça do Papa