terça-feira, 21 abril, 2026
Portal de Notícias 24 Horas
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • CIDADES
  • GRANDE VITÓRIA
  • LADO B DA NOTÍCIA
  • EMPREGO
  • EDITORIAS
    • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
      • COLUNISTA ARLINDO PINHEIRO
      • COLUNISTA BASÍLIO MACHADO
      • COLUNISTA CLAUDIA SABADINI
      • COLUNISTA DOM LUIZ FERNANDO LISBOA
      • COLUNISTA GILSON FERNANDES
      • COLUNISTA GUILHERME COELHO
      • COLUNISTA GUILHERME NASCIMENTO
      • COLUNISTA JOSÉ GERALDO
      • COLUNISTA MARCELO MELO
      • COLUNISTA MARCO AURÉLIO
      • COLUNISTA PADRE JOSÉ CARLOS
      • COLUNISTA RICARDO MIGNONE
      • COLUNISTA SOLIMAR SECCHIN
      • COLUNISTA WAGNER MEDEIROS
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • CULTURA
    • ESPECIAL
    • ESPORTE
    • POD.DOUTOR
    • RELIGIÃO
    • INSTITUCIONAL
    • VEÍCULOS
    • EDUCAÇÃO
    • ECONOMIA
    • AGRICULTURA
    • ESPÍRITO SANTO
    • BRASIL e MUNDO
    • ROCHAS ORNAMENTAIS
  • EDIÇÃO DIGITAL
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • INÍCIO
  • CIDADES
  • GRANDE VITÓRIA
  • LADO B DA NOTÍCIA
  • EMPREGO
  • EDITORIAS
    • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
      • COLUNISTA ARLINDO PINHEIRO
      • COLUNISTA BASÍLIO MACHADO
      • COLUNISTA CLAUDIA SABADINI
      • COLUNISTA DOM LUIZ FERNANDO LISBOA
      • COLUNISTA GILSON FERNANDES
      • COLUNISTA GUILHERME COELHO
      • COLUNISTA GUILHERME NASCIMENTO
      • COLUNISTA JOSÉ GERALDO
      • COLUNISTA MARCELO MELO
      • COLUNISTA MARCO AURÉLIO
      • COLUNISTA PADRE JOSÉ CARLOS
      • COLUNISTA RICARDO MIGNONE
      • COLUNISTA SOLIMAR SECCHIN
      • COLUNISTA WAGNER MEDEIROS
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • CULTURA
    • ESPECIAL
    • ESPORTE
    • POD.DOUTOR
    • RELIGIÃO
    • INSTITUCIONAL
    • VEÍCULOS
    • EDUCAÇÃO
    • ECONOMIA
    • AGRICULTURA
    • ESPÍRITO SANTO
    • BRASIL e MUNDO
    • ROCHAS ORNAMENTAIS
  • EDIÇÃO DIGITAL
  • PUBLICIDADE LEGAL
No Result
View All Result
No Result
View All Result

[Ales] Vale e Arcelor apresentam projetos a colegiado

Redação by Redação
7 de julho de 2021
C O M P A R T I L H E

Em reunião da Comissão de Meio Ambiente, representantes das empresas falaram sobre ações realizadas para cumprimento de metas ambientais e atuação na área social

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Ales) se reuniu de maneira virtual, nesta quarta-feira (07), para dar continuidade aos trabalhos de acompanhamento do cumprimento das metas estabelecidas nos Termos de Compromisso Ambiental (TCAs), assinados pelas empresas ArcelorMittal e Vale com o poder público. O compromisso foi firmado para minimizar os impactos ambientais provenientes das atividades das empresas, especialmente para diminuir a emissão de poluentes no ar da Grande Vitória.

ArcelorMittal

O primeiro a falar foi o gerente-geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva. O convidado fez uma apresentação sobre as ações desenvolvidas pela siderúrgica no objetivo de minimizar os impactos. Em sua fala inicial, explicou que a empresa teve um prazo muito reduzido para avaliar tudo o que foi proposto no acordo, especialmente em relação aos planos de metas.

“O processo de construção, a avaliação dos planos de ação que poderiam ser feitos, foi um processo muito curto. A gente teve uma semana para poder avaliar o plano de metas, praticamente um dia e meio de discussão com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Existem metas que, à época, não se sabia nem a solução que seria feita, isso ainda seria pesquisado”, afirmou o gerente para justificar os ajustes que foram propostos ao TCA, pela empresa.

Sobre as 310 ações derivadas das diretrizes e metas estabelecidas pelo TCA, o convidado afirmou que “todas elas estão sendo cumpridas rigorosamente em dia pela empresa”. Ele explicou ainda que a siderúrgica adicionou por conta própria novas 137 ações para fortalecer o cronograma de minimização dos impactos. João Bosco informou que além do valor acordado no TCA, de R$ 1,1 bilhão, a empresa fez um aporte de mais R$ 750 milhões em investimentos nesse sentido.

Dentre os principais investimentos listados, o gerente citou: novo equipamento para carregamento de coque (tipo de carvão de alto rendimento utilizado na siderurgia moderna); novos sistemas de captação e aspersão; novos enclausuramentos; elevação da torre de apagamento de coque; melhorias nos sistemas de rolamento, controle e apagamento; e novos sistemas de monitoramento. Ainda conforme o representante, a esses investimentos soma-se a abertura de 1.330 novos postos de trabalho.

O gerente explicou também que o acompanhamento das ações pode ser feito por qualquer cidadão, por meio de um aplicativo desenvolvido pela empresa. “A gente está lançando a segunda versão do aplicativo ‘Evoluir’, onde a gente tem todo o conteúdo do TCA ali. É um aplicativo que está muito mais moderno, mais interativo, vocês vão poder receber notificações cada vez que a gente fizer uma nova publicação, um vídeo, uma entrega de uma meta”, informou.

Vale

Representando a Vale, o gerente de Relações com a Comunidade, Luiz Fernando Martins, fez uma apresentação sobre os diversos projetos desenvolvidos pela mineradora, englobando, além do aspecto ambiental, as áreas social e cultural. O presidente do colegiado, deputado Dr. Rafael Favatto (Patri), abriu o espaço para que a empresa apresentasse à sociedade algumas das atividades desenvolvidas pela empresa nas mais diversas áreas. O convidado destacou, inicialmente, a Reserva Natural Vale, localizada no município de Linhares.

“Ela existe há 40 anos e a grande pegada dela não é só a preservação. É a pesquisa botânica, a silvicultura de espécies nativas e a interação com outras reservas, passando tecnologia, assinando acordos de cooperação, de forma que a gente possa apoiar locais parecidos na preservação, nos procedimentos sustentáveis de preservação ao bioma da Mata Atlântica”, disse.

Ainda na área ambiental, o gerente citou o Parque Botânico Vale e o programa “Atitude Ambiental”, que possui alinhamento aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), envolvendo o público interno e externo, com a realização de oficinas e diversas outras atividades voltadas para a educação ambiental. O gerente informou ainda que a Vale apoia o programa “Amigos da Jubarte”, voltado para a preservação das baleias.

Além de diversas ações nas áreas cultural, social e esportiva, o representante da mineradora também apresentou algumas iniciativas da empresa no combate à Covid-19 e aos impactos econômicos causados pela pandemia. Desde a parceria na confecção e distribuição de máscaras, doação de 50 milhões de seringas para suporte na imunização, medicamentos para intubação, doação de 1 milhão de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade em todo país, além de programas de apoio à geração e incremento de renda.

Em relação às metas do TCA, o técnico de Meio Ambiente da Vale, Romildo Fracalossi, explicou que a companhia está avançando no cumprimento daquilo que foi acordado. “Estamos aprendendo muito com o Termo de Compromisso Ambiental, porque as metas que foram propostas foram baseadas em conceitos, às vezes ideias lá no início, e que agora a gente está aprimorando a soluções com desenvolvimento de engenharia. Isso está trazendo para nós outra visão, uma visão muito mais embasada e técnica. Isso faz com que a gente possa ter mais certeza no resultado dessas soluções”, concluiu.

O deputado Bruno Lamas (PSB) reconheceu o importante trabalho social desenvolvido pela mineradora, mas afirmou que isso não a isenta das responsabilidades na minimização dos impactos ambientais. “Isso não significa que a Vale não tenha que controlar a emissão de pó. Muito pelo contrário, nós estamos exigindo que controle. Mas também não podemos nunca tratá-las como empresas inimigas da sociedade”, ponderou o parlamentar.

Metas do TCA

O deputado Gandini (Cidadania) lamentou que muitas metas estabelecidas ainda não estejam sendo cumpridas pelas empresas, conforme demonstrou o Iema, durante a última reunião da comissão. O parlamentar fez uma proposta ao colegiado. “Eu queria sugerir à comissão que a gente fizesse um acompanhamento dessas metas, principalmente. Um trabalho de fiscalização legal dessa comissão, seria acompanhar essas metas que ficaram pendentes e as motivações, porque a gente vai dar uma transparência maior de análise por parte da comissão. Se a gente pudesse, tanto da empresa Arcelor quanto da Vale, acompanhar especificamente meta por meta que ainda não foi entregue à sociedade” sugeriu.

Representando a Organização Não Governamental (ONG) Juntos SOS ES Ambiental, o ambientalista Eraylton Moreschi cobrou do Iema o acompanhamento e cumprimento das metas estabelecidas no TCA, de acordo com as Melhores Técnicas Disponíveis (MTD), conforme foi estabelecido no documento. “Nós fazemos um levantamento de todas as metas das empresas Vale e ArcelorMittal e nós vemos que existe um confronto com a melhor técnica disponível”, afirmou.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do colegiado, deputado Dr. Rafael Favatto. O parlamentar reconheceu os esforços das empresas no cumprimento das metas, mas entende que ainda existe muito a ser entregue. “Essa questão ambiental entrou realmente nas empresas, nas duas empresas. A gente fica muito feliz em ter essa resposta à população, em ter esse empenho, essa dedicação. Mas muito precisa ser feito, foi o que a gente sempre falou”, concluiu.

Tags: ALES (ES)ARCELORMITTALASSEMBLEIA LEGISLATIVACAPIXABADEPUTADOSESPÍRITO SANTOIEMANOTÍCIASONGPORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORASVALE S.A

CONFIRA TAMBÉM • 24 HORAS

[Estado] Governador entrega comendas da Ordem do Mérito Jerônymo Monteiro a lideranças religiosas

[Estado] Governador entrega comendas da Ordem do Mérito Jerônymo Monteiro a lideranças religiosas

by Redação
21 de abril de 2026
0

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, realizou, nesta segunda-feira (20), no Palácio Anchieta, em Vitória, a cerimônia de entrega da...

Governador realiza entregas em Santa Leopoldina nas áreas de infraestrutura rural e cultura

Governador realiza entregas em Santa Leopoldina nas áreas de infraestrutura rural e cultura

by Redacao
20 de abril de 2026
0

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, esteve, nesse domingo (19), no município de Santa Leopoldina, que comemorou 139 anos de...

[Pinheiros – 62 anos] Município recebeu R$ 282 milhões em investimentos no governo Casagrande

[Pinheiros – 62 anos] Município recebeu R$ 282 milhões em investimentos no governo Casagrande

by Redacao
20 de abril de 2026
0

Nos últimos anos, os municípios capixabas vêm recebendo um conjunto de investimentos do Governo do Estado, que estão impulsionando o...

Assembleia do ES prepara exposição histórica em comemoração aos 190 anos

Assembleia do ES prepara exposição histórica em comemoração aos 190 anos

by Redacao
19 de abril de 2026
0

Em maio, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) apresenta ao público a exposição Caminhos da Cidadania, um projeto dedicado...

Detran|ES divulga a lista de 9 mil selecionados no CNH Social 2026

Detran|ES divulga a lista de 9 mil selecionados no CNH Social 2026

by Redação
19 de abril de 2026
0

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou, nesta quinta-feira (16), as listas com os 9 mil selecionados...

[Itarana – 62 anos] Município recebeu R$ 183 milhões em investimentos do governo Casagrande

[Itarana – 62 anos] Município recebeu R$ 183 milhões em investimentos do governo Casagrande

by Redacao
17 de abril de 2026
0

Nos últimos anos, o município de Itarana vem recebendo um conjunto de investimentos do Governo do Estado, nas gestões de...

  • Termos e Condições de Uso
  • Privacidade
  • FALE CONOSCO

© 2014 - 2026 |  PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • CIDADES
  • GRANDE VITÓRIA
  • LADO B DA NOTÍCIA
  • EMPREGO
  • EDITORIAS
    • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
      • COLUNISTA ARLINDO PINHEIRO
      • COLUNISTA BASÍLIO MACHADO
      • COLUNISTA CLAUDIA SABADINI
      • COLUNISTA DOM LUIZ FERNANDO LISBOA
      • COLUNISTA GILSON FERNANDES
      • COLUNISTA GUILHERME COELHO
      • COLUNISTA GUILHERME NASCIMENTO
      • COLUNISTA JOSÉ GERALDO
      • COLUNISTA MARCELO MELO
      • COLUNISTA MARCO AURÉLIO
      • COLUNISTA PADRE JOSÉ CARLOS
      • COLUNISTA RICARDO MIGNONE
      • COLUNISTA SOLIMAR SECCHIN
      • COLUNISTA WAGNER MEDEIROS
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • CULTURA
    • ESPECIAL
    • ESPORTE
    • POD.DOUTOR
    • RELIGIÃO
    • INSTITUCIONAL
    • VEÍCULOS
    • EDUCAÇÃO
    • ECONOMIA
    • AGRICULTURA
    • ESPÍRITO SANTO
    • BRASIL e MUNDO
    • ROCHAS ORNAMENTAIS
  • EDIÇÃO DIGITAL
  • PUBLICIDADE LEGAL

© 2014 - 2026 |  PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS