A Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto), que aconteceu de 06 a 14 de novembro, na Praça do Papa, em Vitória, movimentou R$ 510 mil com a venda de mais de 30 mil produtos de expositores. O evento contou com a participação de empreendedores do Artesanato Capixaba, Economia Solidária, Agroindústria, e Microempreendedor Individual (MEI).
Somente os empreendedores do Artesanato Capixaba venderam 13 mil peças o que totalizou um valor de R$ 280 mil. Os Microempreendedores Individuais comercializaram o valor de R$ 90 mil. Já os empreendedores da Economia Solidária e Agroindústria venderam cerca de R$ 140 mil.
Para o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, a ArteSanto foi a primeira feira de artesanato a ser realizada no País nesta retomada da economia e foi um sucesso de público e de venda.
“As pessoas foram para a feira com a intenção de comprar algum produto e isso aconteceu. Mas o sucesso do evento vai além das vendas, passa pelos cuidados sanitários seguidos rigorosamente. Como também, pela parceria entre Aderes, Sebrae, Convention&Visitors Bureau e Federação dos Artesãos do Espírito Santo, além do apoio do Prodest”, afirmou o diretor-presidente da Aderes.
Segundo o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, a retomada das feiras comerciais, neste momento, foi de extrema importância para os empreendedores dos segmentos que a Aderes atende, pois a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tirou a oportunidade desses donos de pequenos negócios de vender e apresentar seus produtos.
“A ArteSanto oportunizou a comercialização dos produtos dos empreendedores. Porém, a feira não é importante somente para a venda, mas também é uma forma de divulgar os produtos. É um espaço de comercialização, divulgação e fortalecimento do pequeno negócio”, disse Hugo Tofoli.
Evento seguro para os visitantes
O protocolo de segurança adotado pela organização da ArteSanto, para evitar a disseminação do novo Coronavirus (Covid-19), foi considerado bom ou ótimo para 93% dos visitantes, segundo dados da pesquisa de avaliação encomendada pelo Convention&Visitors Bureau, que realizou a feira.
Para garantir a segurança e a proteção dos empreendedores e dos visitantes da ArteSanto, todos os dias, 30 minutos antes de começar a feira, foi feita desinfecção de todo o ambiente, inclusive em objetos de contato comum, sendo que o procedimento se repetia no horário de atendimento da feira com a vaporização de produtos sanitizantes em todo o trajeto de circulação.
Além disso, outras ações de biossegurança foram adotadas na feira como: tapete sanitizante na entrada, aferição de temperatura, dispenser de álcool em gel 70% e pia para higienização das mãos, disponibilizados por todo percurso do evento. Além de percurso em sentido único, distanciamento de 1,5 metro, uso de máscaras e uso de protetor facial por parte dos empreendedores.
Sobre a estrutura e limpeza da feira, 97% dos participantes consideraram ótimo ou bom. Sendo que para 48,51% foi ótimo e para 48,21% foi bom.
Próximas feiras
Os eventos não param por aí. Seguindo os mesmos protocolos de segurança, a próxima feira agendada é a Sabores da Terra, voltada para empreendedores da Agricultura Familiar, que começa no próximo dia 26 e vai até 28 de novembro, também na Praça do Papa.
A ExpoSul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, acontece no período que vai de 02 a 06 dezembro. Já a XIX Feinartg, em Guarapari, começa no dia 29 de dezembro e vai até 25 de janeiro de 2021.
Agenda:
Sabores da Terra e Agricultura Familiar
Data: 26 a 28 de novembro
Local: Praça do Papa, em Vitória.
ExpoSul Rural
Data: 02 a 06 dezembro
Local: Cachoeiro de Itapemirim
Feinartg
Data: 29 de dezembro de 2020 a 25 de janeiro de 2021.
Local: Guarapai.